O REGRESSO DE SATURNO
Vejamos...
Chegámos ao século XXI com a nossa principal fonte de energia em declínio, envenenamos o ar com a mesma displicência com que o respiramos, criámos uma estúpida guerra religiosa sem fim à vista despoletada pela nossa agressividade cultural e económica, já nos falta espaço para o Lixo, o tóxico e os outros...
Cientes da herança miserável que vamos deixando a quem nasce, pensámos !!!??? , hélas, reduzir os herdeiros. Quanto menos forem menor será o impacto das malfeitorias e podemos apaziguar a nossa consciência, já residual hoje.
Einstein já o tinha dito - maior que o Universo só a Estupidez humana ( é que não há outra ).
E tem sido à letra que ela está a ser entendida pelos seus herdeiros.
Medonha, a perspectiva que antevejo quando a racionalidade, envenenada pelo avanço imparável da Incultura e Vulgaridade, porquanto é disso que se trata, dá lugar à Imbecilidade.
Eu faço -o porque o sinto - Bartali, campeoníssimo ciclista italiano citado por Daniel Oliveira com o título - Fazer a diferença - no Record de hoje.
Eu cá sinto o que faço e o que se faz sem perder a espontaneidade, resultado de uma racionalidade que o uso da Razão transformou em 1ª natureza.
A racionalidade, reflexão inteligente, parte do Eu mas não O faz centro doUniverso, é dirigida para fora, para o relacionamento com a Natureza e com os Outros, implicando inapelàvelmente a ÉTICA como seu vector principal.
Fora disso resta o barbarismo inteligente às vezes e puramente biológico na mais das vezes.
Foi o que deu origem a este post.
E QUE TAL TOLERÂNCIA ZERO À ESTUPIDEZ?
Sem comentários:
Enviar um comentário