domingo, outubro 07, 2012

leiam,Leiam...LEIAM!


Da Crítica da Razão Cínica ao livro acima referenciado, Sloterdijk tem reflectido profundamente sobre as estratégias, as tácticas de sobrevivência, já não da espécie mas de classes sociais que o próprio processo de " entendimento " da natureza humana engendrou.
Os habitantes das áreas de conforto tão caras ao nosso P.M., uma trepadeira social que zela pela sua manutenção e expansão, principalmente pela sua segurança, travam de novo uma luta histórica contra a ascenção do poder de decidir dos outsiders, que um melhoramento da sua capacidade de consumo permitiu ao exterior dos palácios de vidro construídos.

É ler, que o filósofo alemão é brilhante na ajuda que dá à compreensão do aparente absurdo e irracionalidade que lavra ao nível da governação no Ocidente e dos seus intelectuais de serviço.

É que a estratégia é deliberada, num espaço em que a Ética e as abstracções comportamentais contidas nos Grandes Propósitos do melhoramento global do planeta e da sua espécie mais evoluída desapareceram, como empecilhos à plena afirmação do Narciso.

P.S.
E que bela ideia o Expresso dar - nos a conhecer a evolução/actualização das suas observações com uma entrevista conduzida pela Clara F. Alves?

Sem comentários: