terça-feira, outubro 03, 2017

BALANÇOS AUTÁRQUICOS

PSD

E não é que o Diabo veio mesmo? Nada de surpreendente, já que o mafarrico só aparece a quem o convoca e evoca.
Passos Coelho, o líder do PSD, remetido ao silêncio pelo desempenho da " geringonça ", ficou sem discurso e a atribuição das maleitas projectadas ao seu futuro e ao do país relegou - a ao Diabo que surgiria num dia de nevoeiro...
Ora, ele aí está! E, segundo parece, para sacudir o seu invocador de uma causa perdida.

Uma derrota estrondosa teve o PSD no Domingo passado e, aparentemente, por deixar o partido em cacos, já só resta ao seu líder o abandono da liderança.

11º Mandamento - Não invocar o nome do Diabo em vão!

CDU

No mínimo injusta a perda de 10 Câmaras municipais ao partido precursor da solução governativa que levou o P.Socialista à direcção do governo do país. O P.C.P. não o merecia...

Muitas e variadas interpretações desse débâcle já foram trazidas a público na justificação dessa penalização que, outrora tão leais apoiantes, infligiram ao partido dos trabalhadores.
Por mim, a justificação tem a ver com a mudança slowly but sure que se vai verificando no tecido social do país com a solidificação de uma média - burguesia que, esquecido do muito que aproveitou com as " bandeirinhas no ar " ( como uma certa snobeira intelectual apoda a luta dos sindicatos... ) do P.C.P e dos sindicatos onde ainda exerce influência, agradece na pessoa de uma liderança DE Esquerda há muito esperada, a política para o povo.
Urge uma interpretação madura que não ressentida desses resultados que, quero acreditar, a Direcção do partido fará. Caso contrário, as coisas complicar - se - ão, não para o P.S., mas para o Partido Comunista Português. 

CDS

Parabéns ao labor de formiguinha da líder do CDS! Uma sinceridade e uma entrega notáveis ao serviço do seu partido que a fez consolidar a sua liderança nessas eleições regionais e do qual resultou ter atirado o PSD para o terceiro lugar na autarquia da capital.
Assunção Cristas promete ser uma adversária de respeito nas eleições futuras e cometer a proeza de, a nível nacional, se deslocar do liberalismo sebento do antigo parceiro do governo de má memória para os portugueses.

BLOCO DE ESQUERDA

Resultados modestos para um partido que começa a sair das cidades e aventurar - se no campo. Está em crescimento e saúda - se a mensagem.

PARTIDO SOCIALISTA

O grande vencedor da noite de Domingo. Merece umas considerações à parte e fá - lo - ei em tempo oportuno.

CATALUNHA

Os catalães votaram e pouco ou nada me interessa o resultado da votação, que as circunstâncias, originais da convocação do referendo e os desenvolvimentos que se seguiram macularam no seu propósito mais puro.
O princípio, sagrado na maioria das Constituições do Ocidente e no seio da ONU - o da Autodeterminação dos povos - está a ser atirado para a hermenêutica contingencial e contextual da sua praxis numa racionalização contundente e hipócrita com a cumplicidade do Quadro Constitucional.
Não admira que os curdos, que desejam o seu país de volta, o país que a Europa destruíu, displicente e vingativamente, olhando à chamada realpolitik, comecem a crer que só recorrendo às armas serão livres.
Aparentemente, em Espanha, ainda não se dá conta da gravidade da situação... na Catalunha.

Sem comentários: