Jacques Bergier,notório terrorista,condecorado pela França e pela Grã-Bretanha pelas suas actividades contra o governo nazi democràticamente eleito,durante a II G.G.,refere-se a páginas gloriosas e nobres da actividade terrorista nas páginas 21 do seu livro--A Terceira Guerra mundial--,aliás em consonância com a frase lapidar com que começa a sua narrativa--O terrorista que combate pelas nossas ideias é um herói sublime.
Bergier,autor de um manual das técnicas do terror e de sabotagem,considera o terrorismo uma forma moderna de guerra.
À visão moralista,judiciosa e redutora dessa técnica de combate,Bergier é contundente na resposta à pergunta sacramental--Os sacrifícios pessoais e outros que o terrorista provoca servem para algo mais que a execução de inocentes e danos à população civil?SIM,responde sem qualquer dúvida e dá exemplos históricos recentes de resistências terroristas que acabaram em victória.
Este preâmbulo não me serve nem servirá de consolo a nenhum ocidental que honestamente se ponha a reflectir sobre a AL QAEDA e sobre os seus propósitos.
A análise do TERROR leva-nos fatalmente,se formos honestos e coerentes à culpabilização,porque o que se nos torna evidente na teorização e na tentativa de compreensão do porquê,leva-nos a pôr-nos no lugar deles e aí está tudo estragado,como muitos já intuíram e não são capazes de dizer a ENORMIDADE.
OU ELES OU NÓS-a atitude tem de ser esta,a da sobrevivência.
Acontece que já abandonámos há muito,na Europa,quero crer-a política da canhoneira tão celebrada pelos Americanos,e por cá exigimos que os nossos dirigentes tenham a inteligência que o século XXI exige.
Eu tenho o direito e a obrigação de exigir ao meu Governo que me defenda e que seja capaz de escolher soluções que não leve o TERROR aos inocentes do outro lado.
Mário Soares,na sabedoria da sua cultura e do seu humanismo sente que esse terá de ser o caminho,o caminho da Democracia,cuja essência é a NEGOCIAÇÃO.
Os DEMOCRATAS são anti-terroristas,quaisquer que sejam as causas que eles,os terroristas defendam ou dizem defender.Fora disso è a BARBÁRIE e o seu fascínio que ela exerce sobre os fracos...de espírito.
Sem comentários:
Enviar um comentário