sexta-feira, maio 28, 2004




O Aburguesamento dos ex-maoistas


Salmoura,lamenta-se da queda inexorável de JPP na direita.

A verdade é que há um facto indesmentível na evolução!!!? política do homem ocidental:aburguesa-se.E quanto mais se aburguesa,no sentido político que lhe atribui ROUSSEAU,,mais tende para a direita.
Nesse processo irremediável,para alguns,é imparável quanto mais ele se compraz com os benefícios que essa condição lhe traz em retorno.
O processo,acredito que seja doloroso para alguns,mas há outros,como JPP,MEXIA,COUTINHO,vão alinhavando alibis para justificar a "saciedade" que desfrutam sem se sentirem molestados por problemas de consciência que,inevitàvelmente incomodam qualquer intelectual que reflicta sobre a condição do "lumpen".

JPP teve, necessàriamente,em determinada fase do seu "processamento" burguês de atacar o "descaramento" troglodita de personagens de direita que o envergonhavam pela sua boçalidade intelectual,como o Jardim e outros.Acontece que esse "ataque" sempre foi à forma e não a um conteúdo já intimamente asssimilado,e que só a resistência ética do intelectual opunha alguma resistência.

As desculpas filistinas,boiando sobre a "ingenuidade" daqueles que ainda resistem com argumentos UNIVERSAIS,como a ÉTICA,que cai em desuso para os "caídos" na tentação,como JPP,são apresentadas como o direito à FELICIDADE.

Só que para a esquerda,a felicidade individual não arrasta necessàriamente consigo a felicidade colectiva,que devia ser a primeira preocupação política dos governantes.INGENUIDADE,outra vez!!!?


O aburguesamento,como disse acima atinge a todos,mas não da mesma maneira.Enquanto para mim foi um processo automático de acumulação de bem-estar,para outros é um processo mental,portanto irremediável.
PAZ à sua nova condição.

Sem comentários: