segunda-feira, julho 11, 2005

KABUVERDI-NHA ORGULHU,NHA CERTEZA

KABUVERDI KA TEM TATCHO(CABO VERDE ESTÁ IMPARÁVEL)

Foram vinte e cinco anos de ausência,magoada e sentida nesse afastamento imposto pelas circunstâncias da vida.As saudades,essas foram sendo mitigadas nos contactos com a família,os amigos e a música,cordão umbilical que nenhuma parteira jamais pôde cortar...

Quando há trinta anos as palavras escritas de um amigo trouxe-me,em minha casa em Portugal,a fé enorme de um povo,cujo País foi declarado inviável,a minha solidariedade impotente alimentou-se dos versos da ESPERANÇA.

Nha armon,nôs hoji ê livre e indipendenti
Dixam dabu um grandi abraçu
Um abraço di um homem livre
Dixam dabu nha morabéza di um kaboverdiano
Um grandi abraço ó camarada
Um abraço di um homem livre

5 de julho!Grandi dia pâ nôs terra
Um novo SOL dja somâ na horizonti
Pa bem lumiâ ês Kaboverdi novo,indipendenti
Livre de tormente di colonialismo
e humiliação ki nô vivê

Pã iluminâ intiligencia di nôs fidjos
Pâ bem fazê um grandfi País
Respetado na mund inter.

Estive lá nas últimas semanas e vi ao vivo e senti na carne e na alma o júbilo desta data e a certeza de um futuro imparável,alicerçada na mais jovem população do PLANETA,em cuja formação os Governos têm feito uma aposta notável.Aabertura do Ensino Superior no arquipélago está aì e a inteligência e sede de conhecimento do meu Povo tirarão proveito enorme dessa via de acesso ao futuro.

A magnitude da explosão e crescimento da cidade da Praia deixou-me de rastos.Em trinta anos a cidade decuplicou a sua população.A programação hercúlea das infraestruturas necessárias à transformação do "deserto" à volta da cidade histórica-chamado hoje de PLATEAU,pede meças,em termos de cultura de resultados a qualquer governo do planeta.Eu não queria ser um panegirista deslumbrado,pelo que trarei,assim que consultar os números que trouxe,ao v/ conhecimentoos resultados alcançados e os projectados a curto prazo.
Com a abertura do Aeroporto Internacional da Praia,e os projectados irmãos de Mindelo e Boa-vista,as perspectivas para os próximos 10 anos são soberbas.Continuaremos...

Sem comentários: