sexta-feira, setembro 04, 2009

O PLANIFICADOR e a ESPECULADORA

Há nestas eleições uma escolha decisiva que irá marcar por muito tempo a realidade do País.

Será, como a campanha eleitoral está a demonstrar com o aparecimento das propostas políticas dos partidos, uma escolha entre o engenheiro Sócrates e a economista Manuela, entre o planificador e a especuladora.

O carácter das coisas diz - nos que o planificador age sobre o Real com uma visão do Futuro e age no sentido de fazer desse futuro o que a sua imaginação e determinação sonhou e previu. E constrói como engenheiro que é.

Do mesmo modo nos diz que a especuladora, cujo carácter das coisas nos diz que tem uma visão limitada e curta do Real em prognósticos de curto prazo que os sucessivos erros da análise da conjuntura e dos ciclo económicos penalizam o alcance e a mais - valia, imagina não o Futuro mas os dias que virão baseada em equações e contabilidades já que a sua curta e limitada imaginação vive por ciclos limitados do tempo; acompanha a marcha dos acontecimentos, o Real que a sua longa e frustrante actividade não conseguiu ainda credibilizar, enquanto o planificador age sobre ele, antecipando - O, fazendo - O ou transformando - O, dando - lhe uma direcção e sentido.

Basta olhar para o Mundo e ver a obra dos planificadores e dos construtores...

Voltarei ao assunto...

Sem comentários: