quinta-feira, janeiro 12, 2012

UM ACTO DE BARBÁRIE

A espécie humana, de pólo a pólo, de meridiano a meridiano é deveras singular e extraordinária na sua luta titânica entre os seus condicionalismos culturais e a sua razão biológica.


Anda na Internet um vídeo no qual se vêem quatro soldados americanos a urinar por cima de quatro cadáveres de guerrilheiros talibãs.


" Um acto de barbárie " - clama a chefia talibã, responsável pelo morticínio de milhares de inocentes através dos seus bombistas suicidas na sua luta contra a ocupação e pela manutenção da sua cultura.
 " Qual o problema ? " - perguntará o cínico, se eles já estavam mortos...


Bem, no Ocidente e até ver no resto do planeta, a vandalização, a profanação de cadáveres, é TABU e condenável moral e juridicamente. Menos respeito há genèricamente pelos vivos; basta anexar - lhes um rótulo ao qual as nossas idiossincracias e os nossos ódios reajam em consonância. EXTRAORDINÁRIO!


É claro que a nossa moralidade exigirá a condenação dos culpados por esse acto " exposto " de algo que à nossa consciência foi ensinada a repudiar.
Não creio que do lado de lá surja alguma condenação parecida em situações similares...
E... sejamos honestos, as chefias militares e políticas americanas e a nossa consciência só condenaram ou espera - se que condenem os factos devido à sua EXPOSIÇÃO pública; caso contrário ficar - se - iam por outras considerações que deixo à imaginação...


Isto tudo deixa - nos aonde? No campo universal da Hipocrisia que se tornou uma característica definidora do humano. Quanto mais refinamento menos a carga simbólica da aversão que provocava outrora...

Sem comentários: