sexta-feira, abril 13, 2012

AI GUINÉ!!!

Só posso fazer uma caracterização da Guiné à luz da sua história recente - regressou ao tribalismo pré - colonial, que lhe marcava o espaço que Portugal encerrou numa fronteira administrativa.


Se de alguma coisa serviu a luta pela educação, pela criação de um sentimento nacional, contra o tribalismo, encetada por Amílcar Cabral - a sua independência - ela começou a desvanecer - se com o 1º golpe de estado protagonizado por Nino Vieira ( que NADA aprendeu com o seu líder ) e  pela mais estúpida justificação política jamais brandida por um líder rebelde -  o Cabral que chefiava o estado era "estrangeiro " porque tinha  sangue caboverdiano, assim como os seus mais capazes dirigentes que lideraram a guerrilha victoriosa.


E foi o fim do Estado como entidade globalizadora. O exemplo da traição, da leviandade e leveza com que ela podia ser exercitada, está a dar frutos, até hoje.


Diz - se que Portugal está a preparar uma intervenção armada no território. A notícia não esclarece em que moldes isso se irá passar. Não acredito que a estupidez de avançar sózinho tenha passado pela cabeça de alguém.
A intervenção, a acontecer, terá de ser equacionada num âmbito mais alargado, com mandato mais alargado envolvendo forças da OUA ou da ONU, ou teremos sarilhos sérios.

Sem comentários: