sexta-feira, fevereiro 10, 2006

CARICATURAS ANTI-ISLÂMICAS

Bem, já que o assunto não morre e ainda se alinhavam justificações, ponhamos a discussão ao nivel do que de facto está em equação: a Democracia versus Ditadura ? não o creio. O que está em causa são VALORES, que para cada um dos lados são a base da sua crença e da definição dos fundamentos que a sustenta.

Nós estamos a dizer aos islamitas que a nossa crença na liberdade de expressão vale mais do que o respeito pelo Profeta Maomé e que preferimos aquela a Este. Eles, por seu lado, dizem-nos e mostram-nos que a liberdade de expressão quando desrespeita o seu Profeta e as suas crenças é inaceitável, pelo valor que lhe conferem e exigem desculpas pela ofensa.

Eu creio que as nossas convicções ( não me sinto incluido ), sejam elas quais forem, estão de tal maneira relativizadas ( passámos o século passado a pô-las em causa ), que o cinismo que actualmente as sustentam faz com que a nossa indignação nma defesa da liberdade de expressão soe a Falso em comparação com a INDIGNAÇÃO dos islamitas, quer tenham ou não sido manipulados.
E não demorará muito para começarem a CHOVER desculpas no mundo ocidental, devido à fraqueza das nossas interesseiras convicções .Vai uma aposta?

Quanto aos nossos voluntariosos fundamentalistas, vamos pedir-lhes, que em nome dos valores que defendem, para lá das consequências, refastelados na sua segurança, vamos pedir-lhes, dizia eu, que em vez de serôdias manifestações de solidariedade para com a Dinamarca, se apresentem, isso sim teria mais impacto e era mais coerente, na mesquita da Praça de Espanha com um cartaz a reproduzir as caricaturas que defendem. NÃO O FARÃO! E porquê? Por uma questão de Bom-Senso, Respeito, Educação ou então por... Medo, se na sua civilidade não coubesse mais nada.

Sem comentários: