domingo, novembro 02, 2003

UM PAÍS DESUMANIZADO


Olhando para as notícias que sobre o País nos chegam de observadores externos,e conhecedor da realidade que Portugal actualmente vive,sinto-me invadido de uma enorme tristeza.
Pura pieguice,dirão alguns,e se o for que seja assim,mas a verdade é que a geração que está a governar não merece,na minha humilde opinião,o país que herdou.

Eu penso que Portugal precisa urgentemente de uma cura de valores.Sim,de VALORES outros que não o seguidismo cego,fatalista e preguiçoso perante os contornos de uma Globalização definida por sociedades que nos levam décadas de avanço em desenvolvimento económico.

O neo-liberalismo,um meio de acumulação tonta e insana de riqueza inútil,porque sem objectivos em prol do colectivo,só se tornou o fim da História para sociedades s/ passado onde a mistura selvagem de culturas populares menorizou e esvaziou de sentido o somatório deste caldo, e o que restou é um sub-produto cultural sem referências,aonde a plutocracia reina sobre o vazio ético dominante.

Vivemos numa ditadura de massas,cujos valores e ambições não vão muito além da "sobrevivência" e dos aparatos artefactuais com que embeleza a pobreza da sua qualidade de vida.

Estará a chegar o tempo em que,sem nos darmos conta vai acontecendo uma mudança de ciclo aonde a democracia,cumprida a formação necessária dos cidadãos,dará lugar a outra forma de governação,já que é tão GRITANTE o FALHANÇO dos pressupostos que estiveram na origem da sua formulação.Definitivamente não trouxe a felicidade à maioria da população deste planeta!