sexta-feira, março 11, 2011

RONDA EUROPEIA

SAÍRAM - SE BEM AS EQUIPAS PORTUGUESAS AINDA EM PROVA, COMO OS RESULTADOS ATESTAM.

O Porto " limpou " com eficácia o CSKA, que até parecia estar a jogar no Dragão, tal foi o calculismo do seu jogo.
Ao Braga fez - lhe bem a motivação extra da victória sobre o Benfica e vai para Liverpool em vantagem, curta como a do Porto, mas em vantagem.

Quanto ao Benfica, está a pagar hoje as " corridas " contra o prejuízo de começar as partidas a perder. A confiança é muita mas acaba por deixar as suas mazelas, como se tem constatado nas suas alas; Gaitan,Sálvio e Coentrão estão de rastos e se não fosse pela frescura de Maxi contra a injustiça do jogo, uma " corrupta " arbitragem e falhanços incríveis de Saviola e Cardoso as coisas podiam acabar muito mal para o Benfica.

quinta-feira, março 10, 2011

TIRAR O CHAPÉU...

... À qualidade é um gesto muito são e diz muito da " qualidade " que se aprecia e quando essa qualidade se define sem aspas diz muito de quem aprecia.

" Quem ganha ao Benfica ganha a qualquer um " - diz Domingos Paciência o treinador do Braga, vencedor da última partida entre as duas equipas.
Sem querer entrar em considerações sobre as incidências estranhas deste jogo, e sobre o raciocínio que do particular conclui o universal,manifesto a minha surpresa pelas considerações deste adepto.

Sim, a gente já sabe que ele está a falar para dentro, para o balneário, num reforço de motivação para o embate com o Liverpool mas a sinceridade implícita na frase não engana.
A força do Glorioso também está aí, nas constatações dos treinadores adversários da força e beleza do seu jogo.

É por essas e por outras que lastimo o tempo de antena que L.F. Vieira o presidente do clube e o seu treinador andam a dar ao senhor Pinto da Costa. Ignorem - no, ou melhor, ignorem o que ele diz e estejam atentos ao que ele faz nos bastidores, onde ele é muito mais perigoso. O seu sarcasmo é tão penoso e incipiente que só poderá ter eco em almas gémeas onde deve circular.

E viva o GLORIOSO!

LÍBIA

Não é impunemente que o líder líbio está no poder há 40 anos. As suas " meditações " no deserto dotam - no com capacidades céleres de análise e não lhe foi muito difícil saber as linhas com que deveria tecer a sua resistência.

Kahdafi sentiu, reconhecido, que as suas forças armadas lhe eram fiéis e aproveita - se da legitimidade rara que lhe foi consentida para a sua defesa quando os " protestantes " se tornaram guerrilheiros.s
E, ciente dos " medos " ocidentais perante a possibilidade da emergência, com a sua queda, de um pesadelo à porta da Europa, sob a forma de um fundamentalismo islâmico controlado pela al-Qaeda, vai reforçando esse medo na frente diplomática ao mesmo tempo que, evitando uma mortandade, vai quebrando o ânimo dos revoltosos com bombardeamentos dissuasores.
Ainda o vamos ver a exigir a cabeça das chefias da revolta em troca de uma amnistia geral para o povo " enganado ".

Assim será, se o Ocidente não tiver em sua posse dados mais relevantes sobre o que de facto se passa nos subterrâneos da revolta e que uma vez sopesados, venham a definir outra estratégia. Os militares esses ensalivam já...As promoções chegarão em catadupa uma vez aberto o conflito. Conhecêmos - lhes a linguagem e a pose.

Se isso acontecer, mesmo que o regime ( que lhe foi indiferente ) caia, o Ocidente ficará muito mal visto em todos os países que possuem petróleo e que não têm capacidade de resistência aos invasores.
Se ainda não tinham aprendido ficarão a saber o risco que correm...


A Venezuela será o próximo alvo.

quarta-feira, março 09, 2011

CAVACO APELA À MOBILIZAÇÃO CIVIL

Estou a ouvir o discurso de tomada de posse do Presidente da República onde ele se põe à cabeça da manifestação da Geração Rasca.

Veremos as consequências desse apelo à " revolta ", com a qual estou de acordo, apesar do sítio donde veio não me merecer excessiva credibilidade.
É claro que começou o ajuste de contas com Sócrates e com a Direita portuguesa, estendendo a mão outrora " escondida " a esta e oferecendo-a, fechada num punho, à esquerda.

Veremos os desenvolvimentos, até porque dificilmente se poderá dizer que Sócrates não esteja a fazer o " trabalho de casa ", dentro dos parâmetros que, dentro do sistema, lhe é exigido.

segunda-feira, março 07, 2011

DOS OUTROS PRAGMATISMOS...,

..., ESSES, IMORAIS...

...À mistura com uma inultrapassável hipocrisia, que fazem com que os Estados ocidentais, tão depressa " abram as pernas " à entrada nos seus negócios e na sua Banca de capitais e recursos dos países governados por alguns autocratas,em nome de uma amoralidade (!!!???) diplomática, vulgo cinismo político,se tecem roubalheiras monumentais sempre que a alguns desses autocratas se sucedem os ajustes de contas com o seu povo.

A pressa e a " organização programada " do saque começa logo pelo " congelamento " dos recursos desses estados, indiscriminadamente, e a paralização, suponho, dos juros e dividendos. EXTRAORDINÁRIO! E mais extraordinário ainda com a justificação de uma suposta protecção de bens " pertencentes " ao Povo. Que emoção me invade nesses momentos...!

LÍBIA

Um êrro atroz foi cometido pelos revoltosos na Líbia. Desconheço o enquadramento organizativo que esteve na ressaca das revoltas; seja ele da al-Qaeda ou não, o simples facto de aparecerem armas nas mãos dos revoltosos transformou os parâmetros que deram sucesso na Tunísia e no Egipto com o derrube do seu líder máximo e posteriormente o que daí vier entretanto.
Na Líbia, sem o quererem, legitimaram Khadafi no uso de força massiva - o País ESTÁ em guerra civil e o Ocidente ficou de mãos atadas e com a sua esquadra à espera.A sua intervenção nessa guerra interna terá, teria consequências que hoje nenhum " especialista " pode prever e já basta a presença de al - Qaeda na Líbia, dantes controlada por Khadafi, para os manter em cínica expectativa militar e aproveitar - se posteriormente dos despojos. Esse é o plano do Ocidente.

Khadafi vai ganhar esta guerra e reforçar - se. Eliminará os " chefes " dissidentes por traição e será um exemplo para as chefias dos outros estados do Médio-Oriente e da Argélia.
E se e quando arrumar a casa ponderará as ligações espúrias e calculistas que o Ocidente criou com a sua Líbia

PRAGMATISMO

No sábado conversava com um dos meus filhos " lampiões " sobre o campeonato deste ano que, segundo a nossa opinião, já estaria perdido para os " tripeiros " e nos sinais de cansaço visíveis em alguns dos elementos da equipa encarnada.
Benfica mostrava a sua dificuldade perante a " guerra " em quatro frentes e , definitivamente não possuía reservas que pudessem substituir a contento alguns jogadores da equipa titular. Seria o caso de Fábio, de Maxi, de Javi, de Aimar, de Cardoso, de Sálvio e de Gaitán.
Perante este quadro, Jesus deveria concentrar - se nas outras provas, sob o risco de não ganhar nenhuma.
Ontem, quando vi a constituição da equipa percebi que Jesus também estaria a pensar o mesmo que nós e apesar de deplorar a inclusão de Coentrão e de Javi, achei que tínhamos suficientes argumentos para enfrentar o Braga e batê - los.

Enganei - me... É que não contei com o " frango " desgraçado de Roberto e a pressão externa ao jogo representada pelas sucessivas equipas de juízes de linha, que cada vez mais, enquanto se se concentra a atenção no árbitro principal, vão sorrateiramente fazendo o seu trabalho " sujo ", misto de covardia e aleivosia.
Pronto, penso que já devem estar descansados, por ora.

Que venham os jogos restantes e queiram os santos que a gente apanhe o Porto nas fases finais da liga Europa.