sexta-feira, dezembro 31, 2004

TSUNAMIS

Por mais elaboradas que sejam as nossas estratégias de sobrevivência neste belo e perigoso planeta, a Natureza insiste em lembrar-nos da necessidade de estarmos sempre alerta e atentos à sua vida própria.

Os números até agora avançados das vítimas do terramoto e do maremoto que se lhe seguiu,são aterradores e alguém já falou de proporções bíblicas,e reduz as nossas "dores" ocidentais a meros queixumes,comparadas ao golpe infligido à Ásia.

O tempo é de solidariedade.Aquelas paragens paradisíacas,destino de férias e de ócios e prazeres para os endinheirados turistas,também são lugares de labuta contínua das suas populações,empobrecidas pelo abandono e escárnio dos seus dirigentes e de quem nelas procura o sol e o sexo..
A abundância acumulada pelos Países capitalistas do Ocidente não deve ser partilhada só em manifestações de caridade.É preciso dar um outro sentido à solidariedade,antecipando a miséria e o desamparo das Nações mais pobres,de cuja História somos parte integrante,e na maioria das vezes por más razões.

ACABAMOS UM NOVO ANO COM MAIS UMA RAZÃO PARA REFLECTIR SOBRE O PLANETA E OS MOTIVOS QUE LEVARAM OS NOSSOS PRIMEIROS A VIVER EM SOCIEDADE.AINDA VAMOS A TEMPO DE ARREPIAR CAMINHO.