sexta-feira, setembro 02, 2016

FELIPE, POR QUÊ NO HABLAS?

ESPANHA " BLOQUEADA "

                                                   
                                                               Felipe VI de Espanha
VEJAMOS...

A Espanha corre o risco de ir novamente às urnas dado o impasse reiterado na formação de uma maioria parlamentar de apoio ao partido mais votado - P.P. - de Maryano Rajoy.
Eu não saberia quantificar, em parâmetros que não os políticos, as consequências de uma terceira ida a votos dos cidadãos espanhóis para conseguir um governo estável.
Sim, naturalmente, a Democracia assim o exige, assim como exigirá mais dos seus líderes que, directamente serão os responsáveis pela falta de compromisso e diálogo na estabilização, não necessáriamente política mas governativa do Estado.

E é aqui que entra a minha estranheza pelo silêncio ensurdecedor do rei de Espanha, perante os seus súbditos - os que se reúnem com ele a cada eleição e os que aos poucos se vão descrendo nas virtualidades democráticas, em tempos cada vez mais incertos.

Será preciso uma abstenção maciça dos " enfadados " com a conversa de surdos entre o P.P., o P.S.O.E., os Cyudadanos e o Podemos, para enfim, haver um Governo em Espanha?

E então, Felipe VI?

segunda-feira, agosto 29, 2016

GOLPE DE ESTADO


A presidente do Brasil, Dilma Roussef, enfrenta hoje a conspiração, inspirada, conduzida e levada a cabo pelo Brasil reaccionário, venal e corrupto, que, com uma desfaçatez só possível num quadro de malévola e deliberada manipulação mediática do conformismo de um povo desatento e políticamente infantil, conseguiu chegar onde chegou.

O seu discurso perante os senadores foi, para quem teve ouvidos e inteligência, um relatório das motivações jurídicamente mesquinhas e alarvemente improcedentes que a expôs a um julgamento com sentença já lacrada, num quadro generalizado de cupidez e corrupção politico - económica da elite brasileira e , principalmente, dos seus principais inimigos políticos.

Do golpe de Estado à farsa do seu julgamento permitiu - nos, mais do que qualquer denúncia sobre a falta de referências éticas dos seus opositores, fazer um retrato da sociedade brasileira e ele não tem sido lisonjeiro...

As minhas vénias, Presidente, pela sua defesa da Democracia e Justiça amesquinhadas por todo esse cambalacho de chicos - espertos e aldrabões.
Qualquer desfecho dessa farsa acrescentará muito ao seu carácter de combatente pela Liberdade. Sairá por cima dos seus detractores. O mesmo já não direi do país que permitiu ISSO.