quarta-feira, julho 10, 2019

A " GERINGONÇA " ?...

PORTOU- SE BEM...

... E gostámos, nós, gente de esquerda. Foram evidentes e esperadas as panes surgidas durante o percurso que terá o seu fim em Outubro, pelo que, no cômputo geral, a experiência, já num veículo mais sólido, é para continuar.

Todos os partidos que viajaram na Geringonça retiraram ensinamentos dos quais um conhecimento 
próximo dos companheiros terá sido de vital importância, sobrepujando desconfianças históricas e... pessoais.
Acrescentando, como exemplo dessa possibilidade para outros universos socialistas e socialistas plus a urgência dessa proximidade face à recuperação de forças obscurantistas no Ocidente, a absoluta necessidade de travar a Direita reaccionária, aqui e na U.E., seria imperdoável outro desfecho, por mais difíceis que forem as negociações e as florentinas infiltrações do Presidente Marcelo.

ENTENDAM - SE, pois... 


JUSTIÇA 

Inaceitáveis, o número de casos arquivados pela Justiça lusa, 94% diz - nos o Expresso. Atenção, que se na origem desses arquivamentos se descobriram falsas delações e denúncias caluniosas, ANTES da constituição de arguidos, mediatizados e sujeitos ao pelourinho da atracção irresistível das massas em JULGAR, a diluição desse frenesim processual seria virtuosa; MAS... se esses arquivamentos se sucederam após a constituição de arguidos, depois do nosso lesto julgamento moral, e NINGUÉM é penalizado pelo Conselho Superior da Magistratura, alinho com Rui Rio na sua luta contra o corporativismo protector desse Conselho e exijo mais poderes à nossa raínha de Inglaterra, perdão à nossa Ministra da Justiça, ou seja à Política, com as salvaguardas necessárias sobre as tentações de inimputabilidades formais de um lado e do outro.

U.E.

O espectáculo formalmente democrático, naturalmente, que constituiu a escolha dos órgãos dirigentes das instituições da U.E., foi muito esclarecedor sobre as dificuldades acrescidas com que a Europa se vai debater, minada que está, por dentro, por forças políticas que desprezam quase tudo o que esteve na base da sua criação, nomeadamente os seus valores humanistas que uma história comum ajudou a cimentar, lambidas as feridas de séculos de escaramuças e duas guerras mundiais.
A solução contra as " forças de bloqueio " tem, com o retiro da Grã -Bretanha às origens em Outubro, uma oportunidade única para a sua refundação, com os países fundadores a fazere prevalecer os valores originários da decência humanista e das leis sobre a boçalidade populista.

Boas férias!