sábado, maio 17, 2008

Da responsabilidade repartida...


Há tempos, Cavaco Silva, Presidente da República Portuguesa mostrou- se desolado com a iliteracia e desconhecimento da História Portuguesa, recente e passada, por parte dos seus mais jovens conterrâneos.

Cá por mim mais triste ficaria ao descobrir que, alargando por mais um pouco o leque inquisidor que permitiu essa descoberta ( !!!? ) a ignorância patenteada não se ficaria só pela História portuguesa.

E fica a pergunta ... ( passando por cima da responsabilidade EFECTIVA dos pais aos quais se poderá apontar o dedo acusador pela demissão que têm dado provas na educação e formação dos filhos )... De QUEM é a culpa de tamanho descalabro senão da mediocridade galopante dos responsáveis pela sua formação como cidadãos do seu tempo? De quem é a culpa senão e também dos sucessivos narcisismos transpostos para as PATÉTICAS reformas educativas que até hoje, exceptuando a iniciada por Roberto Carneiro, têm atrasado a maturação de sucessivas populações escolares, cuja curiosidade intelectual pelo mundo se finou nos decibéis do mediocre panorama musical que lhes alimenta os neurónios aos fins de semana.

"Para além disso, esta amostragem que forneceram ao Sr. Presidente mostra o meio em que esses jovens vivem, as pessoas com quem se dão, asa conversas que nbunca tiveram - um panorama muito pobre, uma imagem lamentável de uma parte do nosso povo " - José Gomes in SEXTA

É claro que a culpa é nossa por permitirmos que as nossas escolas sejam o que são e que, PRINCIPALMENTE, a incultura e diletância da maioria dos professores esteja a contaminar de forma quase irreparável vasta camada da juventude que não tem EM CASA quem cure as maleitas que trazem da escola.