sexta-feira, abril 10, 2009

DO UMBIGO GRANDE ...

...aos umbiguinhos mesquinhos

Confesso que ainda não li nenhum " post " do blogue do sr. Guinote, entre a meia dúzia de blogues que acompanho. Pelo que li hoje no Expresso, ele tornou - se um repositório de lamúrias à volta do decreto que lhe deu forma -" A pasta de Educação só foi ocupada nos últimos anos por três pessoas devidamente qualificadas ( avaliadas por ele, claro; o sublinhado é meu ) : Roberto Carneiro, Marçal Grilo e David Justino. O resto é para esquecer ".

Não sei em que é que se baseou o Sr. Guinote para AVALIAR o desempenho destes ex - M.E., mas calculo que tenha sido a " moleza " com que lidaram com o corporativismo da classe, já que lhe desconheço outras competências a não ser os interesses pessoais, para essa avaliação.

Os professores, como o sr. Guinote, presumem - se os donos da verdade educativa, administrativa e política das Escolas, esquecendo amiúde que são instrumentos, exacto, instrumentos embora não desprezáveis, pelo contrário, da aplicação de uma visão politica sufragada democráticamente pelos pais dos alunos que eles leccionam; isso em democracia, claro.
Sê - lo - iam numa empresa como numa escola privada.

Interessante neste infindável fado, é que o Programa Escolar lato sensu nunca esteve em debate pelos seus orientadores, ao contrário dos seus interesses económicos e de carreira.
Nenhum, repito, nenhum M.E. "serviu " até hoje os interesses dos professores da maneira em que interpretam o seu papel como ministro à luz desses pressupostos.

O) blogue do Sr. Guinote parece ser, nas palavras da repórter, um espaço de " desabafo psicanalítico ". Deve ser aterrador navegar por esse universo de carpideiras, espelho da choradeira nacional onde a CULPA, essa malvada, das desgraças do País está SEMPRE nos OUTROS e não na resultante de cada um dos nossos actos individuais.

A haver catarse, já agora, comecemos por uma auto -avaliação sincera da mediocridade profissional, da mesquinhez do carácter, da arrogância inculta, enfim da chico -espertice, em favor de um melhoramento pessoal, como cidadão? É que o que virá desse aperfeiçoamento libertará muita gente do divã da psicanálise e o País agradecerá.
TANTO BARULHO,

entre os interesses da ANF, médicos e consumidores numa situação em que a legislação, para mim, é bem clara.

Se, como diz o presidente da ANF que " há interesses contraditórios na legislação ", convém torná - los transparentes, até porque, desde que legítimos, nada haverá a apontar.

A atitude do governo só poderá ser uma - fazer cumprir a legislação com firmeza e até ver é o que se estima acontecer.

quinta-feira, abril 09, 2009

PORTO...RICO?

Parabéns à magnífica atitude da equipa sul - americana do Porto. É dessa " raça " que se fazem campeões.

Repito e voltarei a repetir que uma equipa é a IMAGEM ( carácter, temperamento, conhecimento, ambição ) do seu líder; e nesta equipa do Porto, Jesualdo está presente. Aí não há " boas - maneiras ", há tensão, há determinação há querer e há a " arrogância " de quem se sente capaz.
Parece simples, mas é aí, nessa componente de interiorização psicológica " à Marinho ", sim Marinho, ( lembram -se dele ? ) como hoje, Mourinho, Jesus, Mota, etc, que se passa MUITA coisa na formação de uma equipa de futebol.

Não chega ter uma chusma de craques para se fazer uma equipa, como por exemplo a nossa selecção, é preciso ter um LÍDER com tudo o que isso quer dizer e comporta e Queirós seria incapaz de atirar uma bota à cabeça de nenhuma das nossas " estrelas ". Fiz - me entender ?, quanto mais mandar um carolo à cabeça de um adversário.

É que a agressividade é uma virtude nas competições desportivas e tem de ser incutida. Somada ao talento e à ciência do treinador dá resultados positivos na maior parte das competições entre equipas.

segunda-feira, abril 06, 2009

G 20 - ou o síndrome da caverna...

Pela segunda vez em pouco tempo decretou -se o fim da História. A manutenção e o reforço do " status quo " esteve em cima da mesa e não a reflexão ( que não houve antes nem haverá depois ) sobre o cerne da Democracia - a Liberdade

Clamar por sucesso brindando com champanhe atirado para cima de mais um crime cometido sobre a vida de milhões, lembra -me as lavagens do dinheiro sujo.

MILHÕES e milhões de dólares, euros, reais, rublos, yens etc, etc, dinheiro derivado do trabalho de milhões de cidadãos são atirados por esses obscenos offshores que são os Bancos Centrais aos bancos e empresas de repente desintoxicados por uma nova espécie de seres imaculados que invadiram o planeta. Aonde é que eles estavam enquanto o sistema estava a feder de podre?

Lamentável a acomodação quase sôfrega dos " estadistas " sob o manto diáfano do novo Messias. Foi patético e embaraçoso ver a rapidez com que a chancelerina alemã e o presidente francês deixaram cair as débeis oposições para consumo interno que protagonizaram antes da cimeira.

No fim de contas, a falência intelectual da Europa há muito que anda a reboque dos " valores " dos USA enquanto a sua Razão sem racionalidade, diletante, inconsequente e narcísica ia relativizando, sem capacidade de CRIAR alternativas à Ética, à Religião, ao Erotismo, ao Amor, à Tradição, à Cultura, devolvendo -os ao seu espaço original - a Caverna.

Hoje os USA, que dantes vinham cá beber Civilização e Cultura, só aparece para o beija - mão.

E porque não!!!?

domingo, abril 05, 2009

A " DANÇA " DO DVD...

... e os dançarinos do costume...

Por agora, já que nada ( apesar dos maus dançarinos, uns angustiados de medo, sabe -se lá do quê, outros a cumprir o seu papel de lacaios ) de novo aconteceu só duas perguntas singelas -

1 - Se existe um DVD de uma reunião onde o Sr. Charles Smith proclama que " corrompeu " um ministro da República este corruptor não devia estar preso, acusado com provas da sua confissão, para começar? É claro que não há corrupção sem corrompido se ele mente, mas do crime de difamação ou de corruptor já ninguém o livra.

2 - Com procuradores tão frágeis e assumidos como permeáveis, senão não haveria motivos para tanta lamúria, o presumido corrompido - Sócrates não deveria, agora sim de verdade e públicamente exigir que este processo de " calúnia e conspiração " nas palavras do dito, fosse conduzido pelo próprio Procurador - Geral?