domingo, dezembro 11, 2005

JUSTIÇA

As consequências do " caso Pedroso " foram desastrosas para o PS. De uma assentada viram dois dos seus mais promissores dirigentes afastados da tarefa da governação do País que estava ao virar da esquina nas eleições que se avizinhavam. Tenho por mim que o País também perdeu.

É muito dificil avaliar hoje como estaria Portugal com Ferro Rodrigues como PM e tendo a seu lado P.Pedroso. Diferente sem dúvida, porque diferentes eram as suas prioridades na sustentabilidade de uma sociedade solidária.
A responsabilização dos coniventes nesta trama, nesta farsa de investigação, nesta leviandade jurídica ( eu acuso e agora tu tens de provar que a minha acusação não é infâmia. Se não conseguires és condenado: se conseguires é porque és um bom cidadão ) pela grandeza e prejuizo das difamações, seria um bom sinal de que a impunidade dos actos administrativos lesivos do cidadão tinha acabado.

IMIGRANTES

O racismo larvar que aqui e ali tem despontado, manifesta-se de várias maneiras, em pequenos gestos e às vezes a coberto da impessoalidade legal.
Em certa medida, corresponde à " corrupção " endémica no País, que de tão amplamente espartilhada nas relações inter-pessoal, nos favores, nos pequenos jeitos, nas protecçãozinhas, no porreirismo interesseiro, marca a traços grossos o carácter genético do lusitano, para quem a objectividade é um Mal.
A situação dos imigrantes, à espera de serem expatriados e cujo tratamento foi denunciado, resultou de um acto administrativo.
As consequências de tal decisão foram sentidas por eles e por nós.
Esperamos pela consequente Responsabilização.