quinta-feira, setembro 11, 2008

DESPERDICIOS imperdoáveis...

Um amigo meu que muito prezo contava no seu blog Africaminha.blogsppot.com as reflexões de um intelectual sobre se devia ou não " papar " uma beldade, preocupado com os caprichos da Genética na definição dos caracteres da " consequência "...

Um " sapiens " que se preocupa com essas racionalidades perante " essa " perspectiva só pode ser um intelectual, que como de costume " avalia " enquanto o " básico " funciona com todas as alegrias e prazeres que a sua condição natural lhe ensinou.

Para o caso, trata - se das reflexões de Shaw perante a oferta de Sarah Bernhardt em querer " ter um filho " do dito.
Aparentemente ter - se-á recusado porque se corria o risco de, em vez da beleza da progenitora, a Genética baralhar as coisas e num intragável macho, como o putativo progenitor, escolher a inteligência da progenitora.

Convenhamos que, no lugar de Sarah, em qualquer circunstância desta reflexão, a existir, eu desistiria da intenção, porque " NATURALMENTE " Shaw era um idiota.
ANGOLA

A esmagadora victória alcançada pelo MPLA nas eleições remete os preconceitos e as " normas " ocidentais de cartilha única para o caixote de lixo da História.

Angola está a trilhar o caminho certo. Nenhuma democracia será viável sem que antes se " CRIEM " cidadãos; o salutar exercício de votar e escolher é um passo importante nessa caminhada que só a criação de um ESTADO com a capacidade do uso completo das suas prerrogativas legais associadas às suas obrigações de prover ao desenvolvimento económico, social, cultural do seu povo, sustenta.

China

Também aprendeu que a Democracia tem de ser " musculada ", que o diálogo tem um limite e que as regras que gerem uma nação serão naturalmente IMPOSTAS à minoria.
Também aí se descobriu que a cidadania tem de ser " criada " pelo desenvolvimento económico, social, cultural, ( os Jogos Olímpicos foram uma oportunidade não desperdiçada ) antes da " liberdade " por decreto.

CAVACO

O carácter tem de servir o motivo e o do actual PR tem sido marcado nas " susceptibilidades " evidenciadas últimamente e que lhe estão a desmascarar as circunstâncias e as cumplicidades.
Como disse por aqui em tempos, sair - se- á mal.

CRIMINALIDADE

Bem vindos à modernidade e à globalização!

FUTEBOL

Obrigado pelo excelente desafio de futebol que me proporciaram como adepto. Teve tudo, até a " injustiça !!!? " do resultado.
Eu acredito que a gente estará na África do Sul.

PEDROSO

A jogar numa equipa a pedir a maioria absoluta nas próximas eleições, aparece como um êrro de casting, após anos como " suplente " a tentar marcar a agenda do PS, sugerindo o Bloco Central.

Que tal um período de pousio até se esquecer a " mancha " que lhe interrompeu o trajecto?

Manuela F. Leite

Que fiasco! Do silêncio, perspectivado de ouro brotou o bota - abaixo da Maria - Povinha.
Pouco, muito pouco para merecer a minha reflexão.

domingo, setembro 07, 2008

ANGOLA - uma democracia vigiada !!!?

NÃO A DEVERIAM SER TODAS!!!? Não deveria ser essa a obrigação dos dirigentes perante o sistema politico que abraçaram para conduzir o seu povo à prosperidade e à liberdade e à democracia?

" Os problemas das novas democracias podem parecer um assunto abstracto que seria bem deixar aos " think thanks " e às universidades. Mas a teoria colide muitas vezes com a realidade...Possuir a teoria errada significa que a prática também o seja." - Fareed Zakaria

Poucas vezes me tenho debruçado neste espaço sobre os problemas com que se debatem os países em vias de democratização. A razão disso prende - se com o meu extremo pudor em fazer juízos redutores e ignorantes na análise das realidades históricas que moldaram, moldam e irão definir as escolhas que os povos e os seus dirigentes farão no futuro das suas Pátrias.

Muito antes de conhecer Zakaria,( a quem aconselho a leitura urgente do seu livro -O futuro da liberdade - pelos incipientes, tolos e ignorantes " democratas " que por aí abundam nos jornais e no País, e que da Democracia como estádio de desenvolvimento politico e civilizacional e uma maravilhosa Utopia cuja demanda, ela - a democracia, permanentemente vigiada e melhorada, é mais um passo nesse sentido - só conhecem o nome e os frenesins libertários ) a função do Estado pré - democrático já fazia parte das minhas reflexões. Teóricas, como as são todas enquanto a prática não as fundamenta em factos. E isso está a acontecer por aí. O futuro dirá se errei.

Angola, como a China e a Rússia cometerão GRAVES êrros se derem ouvidos incondicionais aos Media ocidentais e aos seus donos e se importarem do Ocidente a cartilha invertida que lhes querem impôr - a liberdade ( !!!? ) antes do desenvolvimento económico. É que ela é um produto de cidadania e só um cidadão será livre, aqui, em Moscovo, em Pequim ou em Luanda.

Essa será a sua obrigação primeira - criar cidadãos pelo desenvolvimento económico e social e a liberdade se tornará naturalmente a sua segunda natureza. Ela não se imporá NUNCA por decreto.

O Ocidente despertou para a sua criação desde o século XVIII e ainda está a braços com este desafio. Passaram - se entretanto 3oo anos.

A liberdade sem desenvolvimento económico, social e cultural NÃO EXISTE, não passa de uma palavra VÃ.