sexta-feira, março 14, 2008

FIGHT THE POWER!!!? GROW UP , PEOPLE !

Mas é claro que o Capital quer deeitar mão a TUDO o que está ainda na posse do Estado e fazer - se pagar bem pelo serviço abocanhado. Porque é que com a Saúde não tentaria fazer o mesmo como é da sua natureza. É a economia, estúpido ! Aí nada a fazer...

Mas acontece que nós é que escolhemos viver numa democracia liberal e nos fizemos convidados num Clube de Ricos. Quisemos entrar sem querer saber ao que íamos? Ora isso é que foi de uma Santa ingenuidade.

Tenho por mim que o PS está a lutar contra a tremenda força do Capital num regime em que pouco mais poderá fazer, se nos mantivermos nele, e com as armas que tem ao dispôr. Para cúmulo nem os putativos beneficiados o querem apoiar.

O SNS é pago, não é de borla. E donde vêm os euros para o pagar? Do nosso miserável PIB que só tem condições para o fazer funcionar razoávelmente. Podemos clamar pela sua modernização, deixar que sejam os utentes a definir o seu funcionamento, obrigar os especialistas a ir para onde são precisos, acabar ( como! ) com a promiscuidade ( necessidade ) entre a medicina privada e pública ( e eu a pensar que a complementariedade seria de aprofundar ) e baixar as notas de acesso às Faculdades de medicina . Em suma, simplificar a complexidade.

Ora isso É governar. E donde virá o dinheiro para implementar esse Estado-Social protocomunista onde o mercado e os apetites e euros do Capital, nacional e internacional são imparáveis?
Que tal uma revolução comunista? Saúde, Educação tudo de borla. E quem pagava isso?. Eu creio que em Portugal nem o Comunismo funcionaria, apesar de nem sabermos para o que é que serve a maltratada Liberdade que bastas vezes confundimos com a capacidade de Vociferar sem engulhos e não de Individualmente melhorarmos a nossa condição material e espiritual como deriva dessa condição democrática e libertária que qualquer primata Racional devia ter como objectivo. Porque ESTE foi o Sistema que escolhemos para viver. Ou não?
Se não, temos as próximas eleições para votarmos noutro sistema.

Eu por mim acho que é melhor melhorarmos a nossa impaciência infantil ou else...

quinta-feira, março 13, 2008

DA LUTA DOS PROFESSORES...

Impressionante, de facto, a capacidade de mobilização do PC numa época de penúria cívica e de falta de referências mobilizadoras que consigam tirar da letargia o mundo Ocidental onde a preocupação máxima é a capacidade de CONSUMO.
Não andará por muito longe a " preocupação " dessa classe que tem mantido PORTUGAL na cauda da Europa em todos os ítems de instrução e saber e que ao longo desses últimos 30 anos " deseducaram ", a par dos seus representantes de classe, acéfalos, cristalizados em sebentas cartilhas, gerações de jovens.

NÃO HÁ, DESDE O 25 DE ABRIL, NENHUM MINISTRO DE EDUCAÇÃO a quem se poderá atribuir a responsabilidade de tal facto, NENHUM.

O corporativismo dessa classe, que consegue pôr na rua 100 mil!!! manifestantes contra a AVALIAÇÃO ( cuja necessidade a iliteracia dos portugueses atesta )da sua competência é dos mais anti-democráticos de todas as outras, porque, sentindo-se TODOS IGUAIS, ou seja INCOMPETENTES ( quem não o fôr ponha-se de fora da minha generalização ) e estribados no seu número ( impressionante, de facto! )têm acossado TODAS as reformas educativas que qualquer ministro tenha encetado.

NUNCA os vi na rua a defender o seu acrisolado e falso interesse pelos alunos, NUNCA, o que deveria ser a primeira preocupação de qualquer educador.

Posto isso, NÃO ME IMPRESSIONARAM as suas queixas e não me mereceram o respeito que eu sempre tive por todos os professores que tive , fascistas ou não, porque eram PROFESSORES e não mercenários da Educação.

Para mim seria uma desilusão atroz se Sócrates afastasse a sua corajosa Ministra da Educação e não soubesse como lidar com a capacidade de afrontamento do PC que já conseguiu pôr de fora um excelente ministro da Saúde.
Se o fizer, aposto que o próximo alvo será o Mnistro das Finanças, até o apanharem a ele e " entregarem " como sempre o têm feito, quando o PS está no poder, o Governo ao PSD e ao CDS, mandando às malvas a sua preocupação com o " povo ".

Se a Oposição ao governo está à sua " esquerda ", então é " essa " esquerda que ele terá de desmascarar nas suas intenções de terra queimada, sem rebuços, até porque não é aí que ele, se for essa a sua intenção em prol do País, ganhará votos.

domingo, março 09, 2008

SINGULARIDADES...

Eu, um pouco por preguiça, ainda não tenho a internet no meu PC portátil o que me inibe de diáriamente " postar ". Faço - o normalmente aos fim de semana quando regresso à casa por força das minhas nómadas obrigações profissionais.

Acontece que os trabalhos domésticos que SEMPRE aguardam a minha presença só me libertam aos Domingos, e então dou um pulinho até aqui.

Como normalmente acontece há décadas já dei, entretanto, uma vista rápida de olhos ao Expresso e pelo-me de raiva quando me vejo antecipado, raciocínio por raciocínio, contestação por contestação,nos temas que tinha previsto blogar, pelo Miguel Sousa Tavares.Juro que é verdade! Infelizmente só a minha mulher, que normalmente tem feito de advogada do diabo, pode confirmar isso, semana a semana.

Hoje ia falar da greve dos professores e do que eu penso, aliás já o disse aqui várias vezes, da Fentrof e dos seus títeres, perdão,líderes.
Tinha pensado dar um pulo à Net para saber, nome por nome, de todos os Ministros de Educação e das contestações que a Corporação dos prof. lhes moveu.

Remete -vos e aconselho - vos a ler o que, MS Tavares disse " por mim " na sua crónica de hoje no Expresso.

Para a semana vou tentar ser mais lesto e vir para aqui na sexta, a ver se ele " não me rouba as ideias ".

É que já chateia!