domingo, janeiro 23, 2005

"Em Portugal a inveja não é um sentimento,é um sistema"--José Gil-Público15/1/05



Não cheguei a ler o artigo publicado,mas creio que o autor terá escrito que esse sistema seria o modo de vida do português médio,representativo da fauna indígena.

A verdade é que enquanto em outras latitudes é a COBIÇA a emulação que terá permitido a evolução social,em Portugal,país com um grave problema com a AUTORIDADE,em todos os níveis de relação do indivíduo,com outro indivíduo,com a sociedade,e com o Estado,a Inveja Lusitana,pele mesquinhez das suas raízes,o negativismo agressivo associado à sua prática,pela interiorização de uma superioridade!!!? sentida em relação ao mundo exterior,campeia por este País em todas as suas formas,das mais benignas às mais torpes.

Portugal não respeita os "superiores",com ou sem aspas,em nenhum campo de actividade e despreza as suas elites,políticas,intelectuais,económicas,etc...
Essa Insolência,que,embora não sendo português de origem,também me enforma,por razões outras (aristocracia insular ),que não as dos meus vizinhos,não existe em nenhuma outra CULTURA,a não ser a OCIDENTAL e fortemente em Portugal.

A ameaça que o Outro sempre representa na sua realidade superior-inferior,com o respeito-desprezo que essa representação reflecte, associada à dinâmica que essa emulação traria de positivo à sociedade é exaurida no negativismo que a inveja transporta em qualquer tipo de relacionamento,criando uma distanciação que não permite o cotejo da realidade superior,com todas as vantagens que isso traria para o conhecimento,cultura e elevação evolutiva.É PENA!!!