sábado, junho 19, 2010

UM NOVO USO...

 


Dos mares do Pacífico chega essa imaginativa proposta do uso das VUVUZELAS... Bico calado, pois... à barulheira, claro !
Posted by Picasa

ADEUS, SARAMAGO !

 



... OBRIGADO PELO HOMEM QUE FOSTE!
Posted by Picasa

sexta-feira, junho 18, 2010

DA FESTA...

 




...que acabará em tristeza e desilusão para quase toda a gente está aí, na alegria incondicional dos adeptos. A presença da sua equipa num campeonato do mundo é motivo de regojizo e alegria. Os resultados aparecerão e as despedidas também. Até lá...

A vida está a ser difícil para os " prováveis " campeões. Os segundos jogos estão a trazer muuuuitas surpresas. Acabo de ver a Alemanha a ser levada de vencida por um atraente futebol sérvio assim como ontem vi a França a ser despachada com um notável México, feito de técnica, velocidade, querer e solidariedade. A arrogante Espanha tropeçou na compacta, trabalhadora e humilde Suíça.

Tudo isso nos faltou a nós, Portugal, no primeiro jogo com os Camarões.
Sobre o técnico Queiroz já disse tudo o que penso da sua liderança e da acção perniciosa que tem tido sobre a afirmação do futebol de ataque portguês, a sua principal arma, hoje preso nas malhas de esquemas timoratos e bloqueantes da criatividade dos jogadores nacionais.

No último jogo que deu a Portugal o passaporte para o Mundial " apelei " à revolta dos jogadores na superação das " tácticas " do chefe se quisessem vencer o jogo. Não me " ouviram ", evidentemente, mas aconteceu o que todos os amantes do futebol exigiam, como eu.
E volto a fazê -lo hoje, mesmo sabendo que os danos já foram feitos e vão continuar se Queiroz se mantiver à frente das selecções como parece que irá acontecer.

Boa - sorte aos rapazes! E " revoltem - se " mais uma vez contra o medo. Não têm nada a perder, já que o título, pelo que tenho visto é uma utopia.
Posted by Picasa

domingo, junho 13, 2010

APOCALIPSE NOW!

Como na fábula dos três porquinhos e do Lobo Mau, a nossa casa ruirá pela própria natureza das coisas, que é, como quem diz, pela má qualidade dos construtores e dos materiais impróprios usados na sua construcção impotentes ao " sopro dos tempos ". Não há porquinho sensato que nos valha do Lobo Mau.

Do concreto à metáfora que a imagem de degradação, negligência, indiferença denunciada,cujo alcance irá por certo para além do visível, há uma distância mínima que a militância tem de absoluta e reiteradamente ultrapassar sob o risco de diletância, setimentalona e nula.Fá - lo - á, ( não é uma questão de coragem )quando no regresso da Caverna se vir reflectido em asco e repugnância na sua obra e tomar consciência plena do seu fracasso no caminho que seguiu.

A redenção far - se - á então já não pela Política, Sociologia ou Economia, mas sim pela PSICOLOGIA.

ESTE sapiens revelou - se incompetente para a manutenção da espécie.

MAS LÁ AONDE, por amor de Deus!!!??

Não chega a compreensão do Homem, uma vez descoberto que a Liberdade é o seu bem mais precioso e que por ela tem aceite o sacrifício que lhe trava a revolta total ao seu infortúnio e à qualidade de vida que almeja, para si e para os outros.

A criação do Estado Social, com a criação de VALORES que o conhecimento retrospectivo da História lhe permitiu correspondeu à necessidade de valoração do racional sobre a barbárie que o Homem "natural" é capaz.A " aceitação " racionalizada da justiça desses valores seria e poderia ser a " chave " para a domesticação dos instintos predatórios da espécie e da sua Estupidez congénita. Só que acabámos por cair às mãos da nova ( ? ) burocracia, desta vez dos tecnocratas, a elite que racionalizaria o Sistema e que a perverteu colocando - se ao serviço dos especuladores económicos e agora dos financeiros, fazendo pagar, a cada jogada mal sucedida o povo trabalhador que vive dos rendimentos do seu Trabalho.

Não há devir histórico, há pulsão, conflito, cujos resultados pendem para o mais forte e no último século a força é a do Capital, armadilhada que está na mente do ZÉ - Universal a dicotomia Ordem versus Caos - o fim da História.

Até lá, essa relação elástica funcionará enquanto a " mudança " não acontecer, de novo, no interior do Homem e ganhar a batalha contra a sua acelerada decadência espiritual em toda a extensão - compreensão do conceito.

Só então chegaremos LÁ..., o que quer que ISSO venha a ser...

Continuemos...

Nada, na história do Homem, garante que a uma classe dirigente e a um sistema político não prossiga o " imperativo " biológico de preservação do Poder e submissão das massas.
Acontece porém que em nenhuma revolução por que passou o planeta se deu um passo atrás embora em todas elas a burguesia ( não necessàriamente a sociológica ) biológica tenha conseguido o reequilíbrio que as pulsões naturais da espécie reclama e faz vingar, para além dela.

A ORDEM, em vez da Paz tem sido o leit motiv ao qual a Liberdade se curva. Anti - democrática por essência, tem sido o servidor do poder do dinheiro. E em sociedades globalmente rendidas à Plutocracia, consciente e ignorantemente aceite em nome da Liberdade,até a força das armas e a chantagem para a implantar em nome daquela é aceite quase sem revolta pelos cidadãos " domesticados " do Ocidente, esses que representam um exemplo para o Mundo na teorização amena do Sr. Mário Soares.

ESSA É A REALIDADE ACTUAL.
Que fazer para trazer à superfície a hipocrisia, o falhanço e a fraqueza desse Colosso com pés - de - barro e obrigar à reformulação dos seus propósitos em nome de quem diz representar?
A SIMPLICIDADE da " Revolução " é desarmante e atinge o âmago e a raiz da farsa -
ABSTENÇÃO TOTAL E PERMANENTE A TODOS OS SUFRÁGIOS.

E depois? perguntará o conformista. Uma coisa garanto - haverá sérias MUDANÇAS e como sempre, para melhor. ASSIM, VAMOS LÁ de certeza!