sábado, maio 01, 2010

NÃO QUERIA, MAS...

... à provocação de, olhando para o painel de palpites do " Expresso " ninguém, dos " lagartos " aos " tripeiros ", se ter ousado a palpitar o triunfo do GLORIOSO no " dragão " ( assim mesmo, com letras miúdinhas )cá vai o meu palpite...

Porto 1 - BENFICA 3

Simples! Apesar do que se tem dito, a pressão de ganhar está TODA do lado de lá. Ao Benfica chegará e sobrará praticar o seu futebol. E,se não houver " TRETAS ", da arbitragem e " teatro " dos portistas, comemoraremos, não é que seja importante já que a nossa casa é soberanamente mais gloriosa, o campeonato no cinzento hostil da Invícta.

O PROVINCIANISMO EM GLÓRIA...

" PORTUGAL É UM PAÍS SEM QUALIFICAÇÕES... ", titula o " Expresso "

Em 1968 cheguei a Portugal, vindo de Cabo Verde,com uma bolsa de estudo para o curso de Medicina. Após os primeiros contactos com a suposta " elite " universitária descobri - me portador de uma bagagem cultural que em cotejo com os meus " iguais " os deixava de cócoras.

Quarenta e dois anos passados, tenho por mim que a NENHUM GOVERNO, desde então, se poderá assacar a culpa de, hoje, nos envergonharmos com o nosso índice de iliteracia, inqualificação, pasmaceira e inqualificável falta de auto - estima.

O " problema " que, antes de mim ( quem sou eu?, a não ser um trânsfuga...)tem sido bastamente denunciado com vigor pelos que se envergonham de um País divorciado da sua História e dos seus pais fundadores, não consegue eriçar uma ponta de cabelo aos nacionais.

Escrevi aqui,ontem, que SINTO que amo mais este País de adopção de que os naturais e vou descobrindo que o que eu amei foi a sua História de glória, o Portugal de antanho que fez vibrar Pessoa, Almada, Senna, Antero, e mais tarde nos envergonhou na decadência dos seus próceres analfabetos.

E... lamento em O´Neill...

Peixe tão definido
na praia
não relâmpago de prata:
folha de navalha

tirada da pança do mar,
do recesso que a alimentava
lâmina boquiaberta,
áscua tresmalhada.

Peixe sem solução, máquina a parar,
circular e vítrea aflição
a olhar.

sexta-feira, abril 30, 2010

COINCIDÊNCIAS...?

O carácter de um líder projecta - se sobre os liderados consoante a sua ( dele ) qualidade.
Não é por acaso que o poderoso Porto de outrora manifesta sinais de senilidade, à luz dos últimos desenvolvimentos compensatórios do seu líder en recherche du temps perdu...>

TÁTICAS...

Com o país em banho - maria, na defensiva mole contra o violento ataque dos abutres do Sistema Capitalista que redescobriu que o controlo da economia exploradora de mais - valias, dependente de factores aleatórios, a começar pelo factor humano, não é suficiente à sua GANÂNCIA criminosa e com a Europa estúpidamente inerme com esta vexatória provocação do ataque ao Euro, salva - se (!!!?) o gozo pueril das emoções que o FUTEBOL reinventa na ilusão - desilusão dos adeptos indefectíveis do mais belo desporto do PLANETA.

Esta semana foi pródiga em opiniões e " sabedorias " sobre a (pre)valência do espectáculo sobre a eficácia que o jogo Inter - Barcelona trouxe à consideração de todos os amantes da BOLA.

A mais poderosa equipa ofensiva do Mundo " baqueou " perante o calculismo, induzido ou não, do Inter do Mourinho. A eficácia, o pragmatismo e o sentido último do jogo ganharam ao futebol-espectáculo num jogo em que as duas vertentes do " soccer " estiveram em evidência à saciedade.

Sobre o Mourinho, para mim o melhor treinador do Mundo, um líder com uma capacidade motivacional extraordinária e um mestre da tática, estratégia e , engano de Laporta, um excelente psicólogo, respeitador dos seus pupilos e ciente do retorno que a sua preocupação genuína com os seus sucessos reverte em seu próprio proveito e deleite, já foi quase tudo dito e pelos iguais.
Aliás, bastam as estatísticas que a sua carreira atesta para falar por ele.

Vem aí o clássico Porto - Benfica, já " envenenado " pelos Media e pela azia incontrolável dos facciosos portistas...

Que seja, no mínimo uma boa partida de futebol, que o título deste ano já ninguém nos tira.