sábado, agosto 14, 2004


YANKEE -- De súbito
da incoincidência do vulcão
saiu este murmúrio devastado
de flor que enlouqueceu o sol na raíz
J.G.Ferreira

K7s furtadas

A propósito das cassetes furtadas ao jornalista do CM,pergunto,como o faz a Directora do Independente,Serra Lopes:"POLÍTICOS,JORNALISTAS E OUTROS REPRESENTANTES DA CHAMADA SOCIEDADE CIVIL PRÓXIMA TERÃO DIREITOS ACRESCIDOS À INFORMAÇÃO?",e como ela eu também acho que "NÃO O MERECEM"

A divulgação pelos meios de comunicação social dos conteúdos das famigeradas cassetes e a sua divulgação,após tratamento jornalístico-divulgar o que é do interesse público-é um DEVER dos MEDIA.

Dizer,como o andam a dizer,a maioria dos Directores dos jornais,a começar pelo Director do Expresso,numa atitude corporativista como já foi denunciado,que trazendo ao público revelações de quem andava a torpedear a lei do segredo da justiça,a divulgar boatos e rumores a conta-gotas para os jornais,etc...é "dar um tiro nas pernas",define o carácter manipulatório de que se reveste a informação em Portugal-mandantes e lacaios.Nada de novo.portanto.

Uma manchete do CM,cito de cor-Três jovens implicam FERRO alimentou durante semanas as notícias dos jornais e das televisões,porque o alvo era apetecível aos interesses em jogo.Ninguém se cuidou de resguardar a dignidade do homem.O alvo era para abater pela comunicação social.As directivas foram cumpridas e Ferro foi abatido.
Acontece que agora,os alvos são difusos e há amigalhaços implicados em ilegalidades e cita-se a lei para os proteger:"CONVÉM NÃO DAR TIROS NAS PERNAS"-avisa à cautela JASaraiva.Repugnante!
"A LEI É UMA TEIA QUE APANHA MOSCAS E DEIXA FUGIR OS PÁSSAROS" cita Adelino Salvado numa entrevista ao Expresso de hoje,quando confrontado pelo entrevistador que fez uso de uma expressão pipular-só os pobres é que vão para a cadeia-e acrescentou após o refinamento ao dito popular-"é preciso lutar contra isso".

A verdade é que como todos nós sabemos isso é um facto da vida,como também é um facto da vida a situação intolerável numa democracia o facto de as leis reflectirem o pensar dos "poderosos" e a maneira como acham que devem proteger os seus interesses,que num passe de mágica coincidirá,por osmose talvez o interesse da urbe.

Eduardo Prado Coelho,fazendo uma distinção entre sociedade do mercado e a economia do mercado e a escolha pela Esquerda pelo segundo,define "áreas em que predominam outros valores (éticos,culturais e ecológicos),surgindo esses como focos de resistência ao domínio do económico-amoral,narcísica,anti-patriótica,onde as leis reflectem os interesses do LUCRO,única entidade aceite como exequível e orientador.

Essa sociedade de mandantes e lacaios,onde o Homem é uma peça amovível e descartada consoante os interesses económicos o determinem,fez aparentemente mais uma vítima!!!? de seu nome,Adelino Salvado.SERÁ?

terça-feira, agosto 10, 2004

ORA AÌ ESTÁ!

Neste Verão trapalhão onde Agosto desgosta,alguém entrou em acção e desafiou a Esquerda com uma "proposta de debate de governação"entre o PS e a restante esquerda parlamentar-PCP e Bloco de Esquerda.

É bom que apareçam exorcistas bde quando em vez para afugentar os "fantasmas" convocados ciclicamente pelos direitinhas do PS,PPD,PP.

Que a dificuldade da terefa não iniba os interlocutores.Devem isso à maioria do País que É de esquerda e que já está farto de votar na esquerda e ver o País governado
à direita,quer pelo PS ou pelo PPD e excrecências.
Essa abertura que espero que tenha boa resposta dos desafiados,vem na sequência de declarações transparentes e claras de Ferro (a esse abateram-no),Alegre e João Soares,sobre coligações de incidência governamental em favor de uma maioria absoluta que permitiria um governo estável de esquerda pela primeira vez na nossa Historia.

Aí sim tiraríamos de vez a prova dos nove sobre a qualificação da nossa esquerda para governar com sucesso.

Sócrates não quer ouvir falar de semelhante coisa e caso seja eleito secretário-Geral do PS-a força do aparelho é enorme-e dando de barato que ganharia as legislativas faria um governo minoritário ou ... em coligação com....sei lá...e lá voltariamos ao queijo limiano outra vez.

Manuel Alegre tem estatura,prestígio e é respeitado pela esquerda,mas isso não faria dele um bom Primeiro Ministro.Ser-lhe-ia fácil o diálogo com a esquerda que ele reiteradamente tem proposto.Dentro do PS,inesperadamente,creio eu,a sua estatura moral e repulsa por "arranjismos" e porcarias tolhem-lhe o passo para a chefia do PS.Incomoda,em suma,assim como o Ferro incomodou.

João Soares,pelo contrário alimenta-se do confronto e enfrentará convictamente os adversários dentro do PS e fora dele.É um homem de acção,determinado,socialista sem rebuços,competente e quer ser Primeiro-Ministro e dar seguimento a um programa de esquerda,afrontando-não há que ter medo da palavra e do seu significado,a direita usa-o sem vergonha-os interesses instalados que prejudicam a evolução do País pela sua falta de patriotismo,gula e filho-da putice.

Veremos o desenvolvimento do diálogo proposto...
JAVIER SOLANA

Numa entrevista publicada na "VISAO" nº 595,o sr. PESC exige o palco internacional para a Europa dos 25,materializado pelo seu potencial comercial,populacional,tecnológico.

Com uma população quase o dobro da dos USA e quatro vezes maior do que a japonesa e com o quarto PIB mundial,só lhe faltou acrescentar o poderio nuclear,questão não dispicienda quando falamos em "super-potências",nada faltaria à Europa para a assunção plena dessa condição.

Esqueceu-se que a EUROPA como entidade política ainda não existe,e que enquanto não for decisivamente apoiada pela totalidade da sua população,padecerá de uma fraqueza fatal,que comparado ao "orgulho" americano,a deixará desemparada no confronto com os USA,que inevitàvelmente ocorrerá.

O assumir dessa rivalidade com os Americanos no contexto mundial,releva do facto de haver uma diferença de monta no plano da política externa;com o prolongamento e associação
natural das suas forças armadas a dar "peso" às suas "sugestões" aos recalcitrantes,a América tem chocado a Europa,a partir dos anos 50,data da viragem da sede do Império.
A guerra contra o Iraque foi decisiva na nova mudança da atitude da Europa.O fortalecimento das suas Forças Armadas será o passo seguinte:essa musculação da política externa europeia levará naturalmente a confrontos sérios com os USA e estou a falar de uma nova Guerra-Fria,com novas alianças a desenharem-se no horizonte.O tempo urge e já se estão a tomar posições estratégicas,onde a guerra no Iraque não foi um passo em falso dos americanos.Ela foi uma jogada militar estratégica,e a Europa sentiu-a como tal,pelo menos OS QUE TÊM OS OLHOS ABERTOS e conhecem a Historia Mundial.

domingo, agosto 08, 2004

SALMOURAwww.salmoura.blogspot.comveio abanar um pouco a minha preguiça estival com um alerta:continuamos a ter na presidência dos USA uma criatura cujo desfasamento em relação à vida real é perturbador.
Como pode acontecer que um ser tão "inculto" como BUSH lidere o que quer que seja!!!?,quanto mais ser Presidente dos USA?

Poder-se-á dizer que foram os iguais é que lá o meteram,e tremo só de pensar que bem lá no fundo eu tinha uma certa razão quando me interrogo sobre as virtudes da Democracia,sistema este em que as massas,maioritáriamente ignorantes,incultas,primárias,sejam capazes de escolher o melhor de entre eles para os governar...