domingo, janeiro 14, 2018

ELEIÇÕES NO P.S.D.


RRRRR...!...                                                . . .RUI RIO

Santana Lopes não quis " pôr ( ninguém ) na ordem ". Rui Rio prometeu fazer isso. Para liderar nada como alguém que o quer fazer e para isso será preciso manter na ordem os rebeldes. Assim o pensaram os militantes que elegeram R.R. para a liderança do Partido Social Democrata.

Rio chega com uma imagem de rigor, seriedade intelectual e técnica e equilíbrio ideológico. O mesmo que, perante o quadro político vigente e as projecções das sondagens, favoráveis ao governo socialista, o fez ter uma atitude realista na estratégia de demolição da " geringonça ", com uma aproximação estratégica ao P.S.
A realidade de hoje fê - lo perceber e não ao Santana, que difícilmente o P.S. deixará o poder durante os próximos anos, dadas as manifestações de apoio dos eleitores.

A Oposição, com Rio, tentará, primeiro, tirar as " peneiras " ao líder do C.D.S., Assunção Cristas que, entusiasmada com os resultados obtidos em Lisboa, onde encabeçou as listas nas eleições autárquicas últimas, tem verbalizado uma ambição legítima de crescer à custa do antigo parceiro PSD. Depois, minar a relação do P.S. com os parceiros " esquerdistas " que o apoiam na solução governativa em vigor e acarinhar com o seu apoio uma aproximação ao centro apoiando explícitamente o que considerará do " interesse nacional ".

O diabo estará nos detalhes que marcam a diferença entre governar à Esquerda ou à Direita. A liderança do P.S. de hoje quer e está a governar à Esquerda e promete manter este rumo que os resultados obtidos credibilizaram junto dos eleitores. A priorização encetada na redistribuição dos rendimentos e política de emprego, com equilíbrio orçamental e contenção com tendência a diminuir da dívida pública é um detalhe que difícilmente será ignorado pelo PSD de Rio. Um mas gigantesco, mau grado as boas relações pessoais entre os dois líderes.

Resta saber, por outro lado, que parte do programa do líder eleito teve o aval dos militantes e qual a parte do pensamento revelado de Santana Lopes que o levou à derrota. Uma curiosidade política que para o líder do governo socialista seria de preciosa utilidade.