sábado, fevereiro 19, 2005


Aço na forja dos dicionários,
as palavras são feitas de aspereza:
o primeiro vestígio da beleza
é a cólera dos versos necessários.

C. de Oliveira
EURO CABO VERDE!!!?

salmoura.blogspot.com citando um artigo de Adriano Moreira,dissertando sobre os temas de segurança que se deparam à U.E.nos tempos que se avizinham e a conjugação desse disederato com o Atlantismo,peça chave na definição da Defesa Europeia,lança o debate sobre a "adesão de Cabo Verde à Europa",como peça importante dessa estratégia.

E por que não o debate? E por que não a assunção dessa possibilidade?

A reflexão obriga-me a cautelas.Voltarei ao tema do desafio proposto à análise em temnpo oportuno.
JÁ ANDO CONFUSO...

Caetano Cunha Reis,um dos fundadores do CDS,juntamente com Diogo Freitas do Amaral,de cuja defesa se trata neste artigo,publicado no Expresso de 18/2,sob o título-Um homem às direitas diz o seguinte...
...Ao politico,nos tempos que correm são-lhes exigidos que,cito-resolver o problema de subsistência mínima;resolver o problema da Educação e Instrução por forma a atingir os mínimos exigíveis de formação;resolver o problema da Saúde por forma a atingir os mínimos na prevenção e terapia;resolver os problemas da Justiça nas questões de igualdade de acesso,tempo e forma da mesma até atingir o mínimo indispensável;reformar definitivamente a Administração Pública,tendo a coragem de despedir onde preciso recrutar onde necessário,para se atingir o mínimo necessário de racionalidade e operacionalidade,etc,etc...

À parte o minimalismo e redundância das propostas que a conjuntura aconselha,QUAL É A DIFERENÇA NESTE CONTEÚDO DAQUILO QUE EU,HOMEM DE ESQUERDA,DEFENDO?

É verdade que mais à frente o nosso articulista de Direita continua...esta ideia pode ser subscrita sem reservas por todos os líderes do arco constitucional...e confesso que afinal,no limite (CRISE),a ideologia que enforma os cidadãos parece ser só uma-BOM SENSO.

sexta-feira, fevereiro 18, 2005

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS

Se a maioria absoluta do PS já é "UM DADO ADQUIRIDO",então eu voto ÚTIL-BLOCO
PÓS-20 de FEVEREIRO

Pacheco Pereira revela-se preocupado com o que vai acontecer no PSD depois das eleições legislativas e tem razão para isso.
A análise lúcida,não cínica,como ele temeu que ela fosse considerada,só abona a seu favor.
A boa qualidade dos dirigentes partidários é uma condição "sine qua non" dos atributos que lhes devem ser exigidos para serem os depositários das nossas esperanças num futuro diferente e melhor.
A sua preocupação é legítima e pertinente.A teia dos interesses que estão normalmente associados ao Poder nem sempre correspondem aos interesses da URBE e o cinismo,agora sim,de alguns governantes,incapazes de distinguir a"felicidade" pessoal das necessidades da maioria merece-lhe um comentário melancólico sobre as "fidelidades" entre as hostes do PSD.

Santana não vai dar de mão beijada o poder aos críticos,ISSO É UMA CERTEZA,e a retoma da "normalidade" dentro do Partido vai provocar roturas muito sérias.

A criação do PSL (partido de Santana Lopes) não é uma hipótese descartável na circunstância criada pela luta fraticida que se avizinha,
A maioria absoluta do PS parece ser um facto adquirido.
É A HORA DOS BARÕES DO PSD ENFRENTAREM OS PPD!

A Pantera no seu esplendor

Confesso que já não me irritam as diatribes com que,recorrentemente,o pavão tripeiro,de seu nome M.S.Tavares.mimoseia o GLORIOSO.
Contra factos não há argumentos.Está-se mesmo a ver que não é do Benfica que mereceu esse cognome que ele classifica de equipa medíocre,mas sim do actual grupo que actualmente lhe veste a camisola-triste,coxo,madraço,temeroso e sem ambição e crença.

Individualmente,os atletas já provaram que têm capacidades para fazer parte de uma grande equipa,como é suposto o Benfica ser;mas neste arremedo de equipa!!!?,sem liderança,sem chama,sem futebol,parece que o que vem ao de cima são os defeitos.

Estranha ver um grupo de futebolistas,de cujos curriculas não há NADA de especial a reter ao nível de títulos,selam capazes de dar de si uma imagem de "laissez passer" vergonhosa e de tão fraco profissionalismo.Não se sentirão envergonhados na hora de receber o chorudo ordenado que NÃO MERECERAM?
Há dias o meu filho mais novo presenteou-me com o livro de Glórias do Benfica-MEMORIAL 100 com uma dedicatória significativa da sua e da nossa frustração "Já que só temos o passado...mais vale lembrar-nos bem dele".

Não creio que Trapatoni se esteja a rever no passado benfiquista e que sinta muita preocupação com o seu presente...Trap é um burocrata do futebol e perdeu-se no tempo.
O BENFICA é um clube de futebol de ATAQUE,e ele tem passado para os jogadores uma idiossincracia futebolística que os faz entrar em curto-circuito.

O fim da época vai-nos ser DOLOROSO.Iremos baquear em toda a linha.Não se salvará NADA,nem o treinador,mas isso será um mal que virá por bem.