sexta-feira, outubro 27, 2006

Continuando...

Por que não a China!!!? Eu traduzo: - Só há uma razão - COBARDIA e inconsequência. A China tem meios de pôr na ordem os Estados que o ameaçam, só isso e é tudo.
Esse temor de saber que nos podem ripostar em conformidade está na origem dos nossos medos e a nossa política é limitar esse medo à sua expressão mais simples, ou seja impôr limitações de defesa a quem isso ainda seja possível, porque é disso que se trata no fundo e vigiar os outros contra os quais já não há remédio a não ser " obrigá-los " a tratados de contenção. O resto é uma pirâmide colossal de hipocrisia quando é apresentado sob o manto beatífico de preocupação humanitária.

Na minha opinião, a verdade da realpolitick é menos nefasta, mais transparente e mais respeitador dos governados - o Povo votante em democracia e o povo não - votante em outros regimes, que os há e merecem percorrer o seu espaço de evolução sociológica que fatalmente ( !!!? ) os conduzirá à Verdade e à perfeição democrática, ou não?
PREPOSPERANDO...

Apraz-me fazer um paralelismo entre o que se tem dito a propósito do nuclear coreano e tremenda MÁ-FÉ do Ocidente versus resto do Mundo no que diz respeito às suas (deles ) opções políticas, económicas, religiosas, sexuais, etc, etc...

Vejamos: em toda a História Moderna, nenhum país do Planeta impôs regras, obrigações, tutelas morais ou outras, sobre qualquer nação do Ocidente, nomeadamente aos USA, exceptuando o parêntisis fascista de Hitler e Mussolini e mesmo isso passou-se entre nós, assunto interno, portanto.
Na nossa marcha de desenvolvimento armámo-nos até aos dentes, de Leste a Oeste, desconfiados dos nossos vizinhos e afins, que por sua vez faziam o mesmo.
Convinha que essa superioridade militar que íamos transformando a pouco e pouco em superioridade moral enquanto relativizávamos e esvaziávamos de conteúdo a " canga " de valores que estiveram na génese da nossa Civilização XL fosse absoluta, já que era a única maneira de impormos a " Democracia " aos bárbaros que de repente deixámos de ser sob o risco da extinção. ( É preciso não esquecer que a única civilização regional que teve esse poder e ainda o tem é a Ocidental )

Foi-nos possível invadir o Iraque ( que se estava a transformar em mau exemplo de desenvolvimento, porque não-democrático, uma impossibilidade claro, e ainda por cima com laivos de independência sobre o seu destino ) porque as inspecções sossegaram-nos sobre a inexistência de ADM's.
O Irão limitou-se a raciocinar como nós: a melhor defesa contra a " Democracia Ocidental", aliás como a China, seria a posse de armamento nuclear e faz por isso e faz muito bem.

Quanto à Coreia, só não vê quem não quer, procura proteger-se do seu gigantesco e potencialmente ameaçador vizinho; não tem, que se saiba, nenhuma ambição territorial sobre o Ocidente, mormente sobre os USA.
Só a parveira cega da arrogância tecnológica do Ocidente se incomodaria com este triste tigre e só os IDIOTAS ÚTEIS nos media dão eco às vozes dos donos sob as convenientes máscaras de acusação de Totalitarismo dos regimes que se quer abater.

Já agora deixo uma sugestão e uma singela pergunta: e por que não a CHINA? Por que é que nimguém se mete com esse colosso? Não tem ele tudo o que de MAU nos tem servido de alibi para expedições punitivas?