sábado, outubro 30, 2004

INDEPENDENTES DEBAIXO DE FOGO

...titula Paulo Querido na Única de 16/10

PENSAR-REFLECTIR-AJUIZAR-CRITICAR,atributos naturais de qualquer cidadão que viva numa democracia ocidental,tornaram-se,de repente,nos últimos tempos em sérias ameaças,sobre os quais a repressão tem caído,forte e feio.

O poder político nunca se deu muito bem,em nenhum regime-Democracia inclusivé-com a liberdade de opinião sem o seu controle.
Nas últimas décadas,conseguiu,a par da concentração dos Media em grandes potentados económicos,MANIPULAR e orientar,quando não calar a opinião incómoda,pela censura e pela dissuasão.
A Imprensa,a Rádio,a Televisão,reflectiam e reflectem uma linha editorial configurada à nascença,onde os inconvenientes e os refractários à mesma são fàcilmente descartados à luz dos mesmos pressupostos,diria,à luz dos interesses da Administração.

Todo esse controlo de "consciências" sofreu um sério revés com o aparecimento da BLOGOSFERA-espaço livre (até quando?) de opinião,que apesar do seu carácter abrangente,se revelou,pela sua transparência e impacto,como a maior ameaça à MENTIRA,o ENGODO,MANIPULAÇÃO de que há memória,e ainda por cima fora do controlo,até ver,do poder económico e político.

O fecho de "sites" "oficiais"pela censura,como foi relatado por P.Querido,deu origem ao aparecimento de três novos "sites" sobre o mesmo tema e esses,por não serem "oficiais",incontroláveis.
A esse propósito ver www.pombalfala.blogspot.com.

É essa FORÇA da blogosfera que fez com que,conforme relatado, o FBI tivesse fechado 20 "sites" da rede Indymedia e que espero fará nascer mais uma dezena de sites similares.
A liberdade de que a Democracia enche a boca e os pulmões não é uma farsa na blogosfera.
É por isso que ela-a blogosfera-tem sido temida.

Por exemplo,conforme relatou o mesmo articulista,o fecho,por ordem judicial do blogue brasileiro-www.imprensamarron.blogspot.com.br,e sua reabertura,suponho que por uma nova determinação judicial,configura a guerra que se trava no domínio da liberdade de expressão em todo o mundo GLOBALIZADO.
A GLOBALIZAÇÃO das consciências é uma tarefa árdua em Democracia.Cá estaremos nós com o nosso pequeno contributo a COMBATER O DESPAUTÉRIO.