sábado, junho 01, 2013

D'A EVA...



... VERSUS FILOSOFIA

" Quando não se quer produzir longas narrativas históricas recorre - se a um pequeno mito que condensa o essencial em imagens " - Sloterdijk

O mito da Eva é o mais poderoso alguma vez contado sobre a perdição do homem. De maneira que...

O amor da sageza e a perda do baixo - ventre, ainda segundo o nosso filósofo, com a perda da energização, transformou a Filosofia numa organização de eunucos, enfatiza sarcásticamente Sloterdijk in Crítica da Razão Cínica.

A contradição anteposta sempre se alimentou desde Sócrates e a sua máxima, - De qualquer maneira casa - te; se tiveres a sorte de ter uma boa mulher, serás feliz, se não serás filósofo - do seu infortúnio masoquista.
Com o decorrer dos séculos, a própria história amorosa dos grandes filósofos parece ter dado razão a Sócrates. De Kant, celibatário convicto, a Nietzsche, de Schopenhauer a Byron, passando pela excepção semi - feliz de Russel, a realidade contraditória parece confirmar o que no fim de contas não passa do trivial no relacionamento de duas espécies cujo encontro é mediado pela Natureza com um fim único - a Sobrevivência -  que a complexidade racional teima em RACIONALIZAR, passe a redundância.

A aparente contradição enunciada e a causalidade antevista no esvaziamento necessário(?) das pulsões sexuais ( naturais) quando em confronto com o amor da sageza, que as compensaria, remete - nos a uma conclusão perversa, que as imagens de Sócrates e Xantipa, Aristóteles e Phyllis,( citados pelo autor ) parecem caucionar.

Por outro lado, o aparente desprezo ( frustração ) a que o feminino como objecto de pesquisa parece votado nas reflexões das grandes referências filosóficas parece fundamentar, à partida, o falhanço da ousadia de , em confronto com uma realidade tão concreta, tão referencial, tão apetecível, tão desejada, tão natural como as provocações que suscita, contrariar a impotência da demanda na procura da explicação última.

Sobram no entanto, de todos os filósofos e pensadores avulsos, os aforismos e as máximas redutoras da condensação em preconceitos, da preguiça que denuncia a insegurança visceral no confronto com a  origem tão pouco misteriosa do SER.

De puta à mãe, balança aferidora das nuances que o eu masculino voluntáriamente manipula resta o mundo do nosso deslumbramento, do nosso fascínio e da nossa, porque nunca satisfeita, IMPOTÊNCIA, não necessàriamente eunuca. 
É que a sua capacidade de receber está para além da nossa capacidade de dar, tão sómente, e isso pesa... às almas generosas...

Cinismo ou Kinismo, vá -se lá saber...

segunda-feira, maio 27, 2013

AINDA O DMS 5

DO CINISMO CLÍNICO in Crítica da Razão Cínica por Peter Sloterdijk, pg.349


" ... Uma ordem social como a nossa encoraja directa e necessàriamente uma medicina favorável ao sistema das doenças e do que as traz, mais do que à vida em boa saúde... A única arma contra um socorro falso ou problemático consistiu em não ter necessidade dele. "

" ... O Sistema da " saúde " tende para uma situação em que o controlo da medicina dos senhores sobre o somático se torna totalitário. Podemos imaginar um nível em que se chegue à expropriação completa das competências físicas privadas. No fim de contas, haverá que aprender a mijar correctamente seguindo cursos de urologia... "

Sem comentários...

domingo, maio 26, 2013

À VOL D' OISEAU...

COITUS INTERRUPTUS

O fim de época do Benfica não teve nada de glorioso, muito pelo contrário. Assemelhou - se mais a um...., isso, como o título deste post enfatiza. Já o previa, desculpem lá, está aí escrito algures quando perdemos, MAIS UMA VEZ, por manifesta incompetência, o campeonato para o Porto.


LOUCURAS

Tornei - me, à luz das novas classificações dos distúrbios psicológicos um caso de psiquiatria e eu...danado...
Três birras por semana tornaram - se, para as luminárias do DSM5 um distúrbio psiquiátrico. Agora imaginem a população portuguesa e o sério risco de internamento, por ataques de fúria, que está a correr.
TEM TRABALHADO BEM A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA...

PALHAÇADAS

Um abraço de conforto e solidariedade ao MST pelo " lapsus linguae " que provocou a " birra " do Cavaco. Tivesse ele uma pontinha de humor e o VAFFANCULO do Grilo, grito triunfante dos clowns, ecoaria no Palácio de Belém e o MST provàvelmente se ria.
O processo levantado a seu pedido junto do ministério público será inútil, como creio que irá acontecer.

CONSENSOS PROFESSORAIS

Convocar uma reunião com notáveis com uma agenda criticada à partida e com as conclusões da dita alinhavadas num comunicado excel com consensos já adquiridos !?? , não lembraria a ninguém e é de uma desfaçatez que raia a uma preclara auto - suficiência e arrogância pessoal.
Convocar uma reunião de Concertação Social com o mesmo power point que terá dado origem a sucessivas reuniões devidas ao desconcerto de posições é outra desfaçatez, indiciadora de uma visão de negociação para yessmen e não para organizações democráticas e acusá - las de falta de preparação inibidora de colagens ao texto também nos informa muito sobre os tiques fascistóides que medram na coligação.

VAFFANCULO!