sábado, junho 12, 2010

ASSIM NÃO VAMOS LÁ!!!???...

Quando Renan, na esteira da reacção dos intelectuais franceses e ocidentais grosso modo, às propostas marxistas, propõe in " A Reforma intelectual e Moral " - 1872 " ... pela necessidade de preservar o escol intelectual, organizando a sociedade numa base aristocrática e submetendo a massa com a ajuda dos meios que a Ciência fornece... " estava longe de imaginar que em pleno século XXI as suas ideias ganhariam força,( já corrigidos os êrros apontados por Pareto, o filósofo do fascismo, que deplorava a falta do uso da força pela classe dirigente na manutenção do PODER ) e aplicação na Europa actual e, para dizer a verdade TODA, no resto do Mundo, sujeitos aos mesmos problemas de então.

" Só com essas medidas não vamos lá..." diz Mário Soares, com a muleta de Ernani Lopes e de todo ( ? ) o PSD e franjas do CDS.

Infelimente,a maioria da população do planeta já fez um diagnóstico outro e pergunta - Mas... LÁ ONDE !!!!???. O que é esse LÁ que nos estão a atirar para cima e que há pelo menos três séculos se está à procura?

É simplesmente LAMENTÁVEL que após toda a narrativa histórica que tem espelhado o fracasso da Política, da Sociologia,da Economia e da definição ética do Sapiens perante si, os outros e as Instituições que, à primeira análise, cria para o bem - comum ouçamos os responsáveis de ontem e de hoje a ecoar banalidades e estados de alma em vez da assumir de vez a repugnância, a revolta pelo seu FRACASSO.

terça-feira, junho 08, 2010

Más notícias...

Dentro em breve vai começar mais um jogo - treino da selecção portuguesa de futebol, desta vez com a selecção de Moçambique. Um jogador porém, não estará presente - NANI - que na minha opinião, ( salvo novos desenvolvimentos que a partida de hoje permitirá aquilatar do empenho e funcionamento, não só de Deco e Ronaldo mas também de toda a equipa )tem sido o elemento mais dinâmico e desiquilibrador do grupo.

Lamentável para o jogador essa arreliadora lesão que o afasta de um palco priviligeado e uma lástima para a selecção nacional.
A chamada de Ruben Amorim não preencherá o lugar e a função que NANI iria desempenhar, dadas as diferentes características que possui.

Baralhar e dar de novo!!!? Ou, por outro lado, " sacudir " a letargia de Simão e fazê - lo funcionar com o Cristiano que não teve culpa alguma da azelhice de Queiroz na mudança de braçadeira de capitão.

Que role a bola...

domingo, junho 06, 2010

A TRAIÇÃO DOS ESTADOS...

Os Estados do século XXI herdaram um monumental logro, que de tantas vezes repetido tornou - se, pelo menos nos estados ocidentais,uma Verdade tão intensamente entranhada na mente e nos comportamentos dos cidadãos que, apesar de cíclicamente " despertos " para a realidade pelas CRISES do Sistema, não são capazes de A renegar.

A única razão que eu encontro e ela é tão poderosa que permite a manutenção dessa Crença e desse " equilíbrio " grotescamente encenado. prende - se a uma palavra, a um conceito, a uma Utopia ciosamente armadilhada na matriz do Sapiens - LIBERDADE.

Foi em nome dessa Ideia que nos tornámos cidadãos, abandonando - A aos poucos,à medida em que nos civilizávamos e reduzindo -A a uma mera formulação jurídica, CONSCIENTEMENTE.

A traição dos Estados foi medonha. A superestrutura ganhou vida própria e alimenta - se dos seus criadores obliterando a sua própria essência.

Desde o século III que o " antigo mundo ocidental " já possuía, no entender de H .G. Wells, os instrumentos, contidos nas ideias de Ciência, Justiça Universal e Universal Comunidade Humana, necessários à marcha segura pela Utopia.
Estamos no século XXI e o único avanço palpável desde então está na Ciência, na Tecnologia.
O falhanço e a traição da Política, hoje perdida e refém da Plutocracia, é imperdoável.