sábado, janeiro 26, 2008

... O DIABO É QUE...

A REALIDADE EXISTE DE PER SI E SE ESTÁ BORRIFANDO PARA O QUE SENTIMOS, A NÃO SER QUE SEJAMOS DONOS DA DITA. E É AÍ QUE A PORCA TORCE O RABO...

O PESSIMISMO SOBRE AS INSTITUIÇÕES CRIADAS PELO HOMEM REMETE-NOS ÀS INSUFICIÊNCIAS DA SUA CONDIÇÃO BIOLÓGICA QUE NÃO AS RACIONAIS E ESPIRITUAIS QUE ELE TARDA A RECONHECER.

O HOMEM BIOLÓGICO " SENTE ",COMO TODAS AS ESPÉCIES DO PLANETA. O HOMEM RACIONAL FAZ DESSE " SENTIR ", OU DEVERIA USAR ESSE SENTIR COMO UMA APRENDIZAGEM NÃO NECESSÁRIAMENTE DETERMINISTA, MAS COMO UM UPGRADE NO SENTIDO DA SUA EVOLUÇÃO COMO UM PRIMATA MUTANTE QUE " SÚBITAMENTE " COMEÇOU A PENSAR.

E " PENSAR " OBRIGA A UMA RESPONSABILIDADE DE QUE TEMOS ANDADO A FAZER MAU USO.

PORQUE ... DE QUE VALE " PENSAR " SE O QUE BROTA DO NOSSO PENSAR SEJA ESSE PESSIMISMO DE NÃO ACREDITAR NA RAZÃO QUE NÃO NOS TRAZ SOLUÇÕES MAS SÓMENTE... MAIS PERGUNTAS...?

sexta-feira, janeiro 25, 2008


ALELUIA !!! AINDA HÁ ESPERANÇA...

" Cada vez mais pessoas trocam salários de luxo por mais tempo livre. E vivem melhor consumindo menos. " - titula o Courrier internacional, baseado num estudo do Washinton Post.

É que já era tempo, até porque eu faço parte desse grupo ( com as devidas diferenças no " luxo " salarial ) há décadas, com as escolhas que fiz em toda a minha vida.
Decidi SEMPRE pela minha Liberdade e pela gestão do meu TEMPO.
Não fui totalmente eficaz, porque houve momentos em que mais dinheiro traria menos problemas, não para mim, mas para aquelas pessoas que eu amo.
Feitas as contas, acho que saí a ganhar apesar disso.

Por isso é- me grato saber dessa tendência de fuga ao Sindroma do Formigueiro e do Enxame, imagem essa que sempre me atordoa ao observar a minha espécie a viver no desprezo completo do uso da Razão, o que lhe permitiria ver o grande LOGRO, e da sua redução à condição de OBREIRA e não dono das suas escolhas, do seu destino, da sua LIBERDADE., em suma.

É aí, na responsabilização pessoal que essa liberdade encerra que se fechará o espaço às intromissões ilegítimas do Patrão, dos Outros, da Lamúria e do Estado. Porque só ao homem livre se poderá exigir a Obrigação de ser CIDADÃO. E só um cidadão é capaz de acção, de exigência, de solidariedade.

Longa vida a Dionísio! Abaixo o Narciso!

domingo, janeiro 20, 2008

E eu continuo a dizer que não percebo nada de ballet...

... Mas em cada dia que passa procuro informar -me sobre o que se passa afinal com a Saúde em Portugal além da óbvia constestação ao modelo de reorganização do SNS encetada por este governo.

Talvez seja por ingenuidade minha ( um paradoxo evidente, já que sou um pessimista em relação à espécie que sei que se irá aniquilar como tal por ESTUPIDEZ congénita num futuro que espero, enfim, longínquo ) mas não quero acreditar ( a fé não tem nada a ver com isso ) que o SNS esteja a ser deliberadamente " desmantelado " pelo PS. Só acreditará nisso o dissidente, como M. Alegre, por exemplo.

É que as explicações técnicas sobre as razões do fecho de maternidades sem valências, de " Urgências " sem equipamentos, de desperdícios sem justificação, a par de saber que essa remodelação está a ser feita com assistência médica e não só por burocratas, permite-me distanciar - me do ruído provocado por quem quer um médico à porta e um professor na soleira, para não acreditar em tamanha MÁ - FÉ do PS.

Admito sim, uma relativa falta de sensibilidade social, mas a racionalidade quando enfrenta a emoção tem sempre tendência a perder. É por isso que muitas vezes, e espero que no caso vertente isso venha a acontecer,a eficácia aconselhe uma visão da floresta, que é a MANUTENÇÃO do sistema a par da sua modernização em vez da compassiva e arcaica visão de João Semana.