sábado, junho 24, 2006

Cavaquistas em palpos de aranha...

Tem sido engraçado observar o pânico e a desilusão dos Cavaquistas pela escolha do Cavaco de um novo delfim, de seu nome SÓCRATES.
JPP já aconselha Cavaco a aparecer menos e a não ser tão entusiasta pela boa governação. Quando Manuela F. Leite, também ela vem aplaudir sem rebuços o que o Governo anda a fazer, não é de admirar tanta inquietação...
POIS É....

Já não será preciso esperar muito tempo. É claro que como protector a Austrália é mais simpática do que a Indonésia. Mais " civilizada " não se vai pôr a matar a esmo. Basta-lhe apoiar os aliados dentro do território, de seus nomes Ramos-Horta e Xanana ( a primazia não é aleatória ) e forçar o afastamento do independentista Alkatiri e o partido que o apoia - Fretilin. No mínimo deixa matar e observa o caos tão conveniente aos seus propósitos de instalação permanente.

Eventualmente, nem a guerra civil a incomodaria por aí além. Com três sapatadas resolvia o assunto, que o prémio é tentador.
Poderá ser que tudo isso venha a ser benéfico ao País, não sei, mas que se revelou útil para o conhecimento do carácter de algumas pessoas para lá do romantismo do mito criado em torno de uma luta que só as condições históricas levaram ao sucesso, é evidente.
Guardei para mim durante todo esse tempo a avaliação de Xanana como líder político. Os tempos eram de apoio, então. Agora são de análise crítica e desassombrada, aliás na linha independente e livre da blogosfera. E ela é altamente negativa na maneira COMO lidou políticamente com os antigos camaradas, demonstrando que como homem de Estado está muitos furos abaixo de Alkatiri, o homem a abater.

sexta-feira, junho 23, 2006

AI TIMOR TIMOR!...

" Um disparate político " - comentou Jorge Miranda, face ao ultimato com ameaças de renúncia de Xanana Gusmão aos Chefe do Governo e Presidente da Assembleia, respectivamente Secretário - Geral da Fretilin, Partido vencedor das eleições do qual esses dirigentes viram reforçados os seus poferes no último Congresso.
A ideia - força do ultimato de demissão de Alkatiri baseia-se em denúncias de irregularidades cometidas por esse Dirigente no último Congresso e na distribuição de armas a milicias, com a finalidade de proteger os líderes saídos do Congresso, já que ( suponho eu ) a sua desconfiança para com os Chefes das Forças Armadas, nomeadamente o exército e a cúpula da Policia era patente.

" A decisão de demitir Alkatiri veio no pior momento e com o pior argumento ", foi desse modo lapidar, que eu subscrevo, que Abílio Araújo descreve as movimentações políticas de Xanana, cujo apoio do povo, da Austrália ( com soldados armados no País ) de Ramos- Horta, cujas legítimas ambições políticas estão cada vez mais transparentes lhe permitiu, já com as costas quentes, engrossar, com a legitimidade que possui, a Voz.
Em caso de recusa de demissão do Primeiro- Ministro eleito, o que duvido, já que as forças hostis são de peso ( não acredito que ele queira voltar às montanhas, de novo ) o que fará Xanana, preso nas malhas de uma impossibilidade constitucional que, aparentemente não lhe permite exonerar o P. M., a não ser em condições que, até agora não se vislumbraram?
Alkatiri abandonará o cargo. A luta política após a sua demissão será renhida, porque ele quererá voltar para continuar o trabalho que há pouco tempo estava a ser elogiado em todo o lado, inclusivé pelo seu Presidente.

Os próximos tempos vão clarear a bruma e os actores deste, na minha opinião, golpe de Estado constitucional, passe o absurdo, virão à luz do dia e as razões deste pequeno terramoto político se saberão com mais rigor.

quinta-feira, junho 22, 2006

AI TIMOR TIMOR!

CONTINUO A NÃO GOSTAR NADA DO QUE POR LÁ SE PASSA. GUERRA DE CLÃS !!!? FRANCAMENTE!

ACHO QUE É ALTURA DE DEIXAR DE LADO ALGUM SENTIMENTALISMO PAROLO E RACIONALIZAR AS ATITUDES. A GUERRA CONTRA ALKATIRI NÃO PRENUNCIA NADA DE BOM, PELAS IMPLICAÇÕES ANTI- DEMOCRÁTICAS QUE LHE ESTÃO NA ORIGEM. AFINAL A FRETILIN TEM TANTAS FACÇÕES COMO DIRIGENTES!!!? A SER ASSIM TIMOR ESTÁ A CAMINHO DO PROTECTORADO AUSTRALIANO. SERÁ ESSA A INTENÇÃO DE XANANA E RAMOS HORTA?

quarta-feira, junho 21, 2006

PORTUGAL - 2 MÉXICO - 1

E cá estamos nos quartos, com três victórias e com um futebol inteligente, prático e realista. Ainda não vimos a beleza do futebol luso, mas quero crer que ele vai aparecer na próxima etapa.

Aos críticos de costume do seleccionador nacional e da selecção, cuja incapacidade de SER feliz lhes ocupa o tempo e o humor, uma palavra: FAÇAM O FAVOR DE SER FELIZES, ou pelo menos esforcem-se mais um bocadinho, que quem vos acompanha o passo poderá ganhar com isso e por reflexo VOCÊS também. É que o futebol é uma paixão e o azedume deslocado, uma seca.
Espero que, como desejo,quando atingirmos a meia final e quem sabe...a final, a contricção seja sincera e em letras bem grossas.
A melhor imagem deste campeonato será a dos adeptos belgas, que, fora do mundial têm vibrado com o desempenho das outras equipas. Para este jogo apareceram com a canisola da selecção portuguesa e o sombrero mexicano. No fim queriam festejar com a equipa vencedora, sem rebuços. Numa boa, que o futebol é a emoçaõ do momento, protagonizado pela nossa equipa ou pela dos outros. É que a sua beleza não tem dono nem as emoções que provoca.

E VIVA O FUTEBOL e os seus praticantes.