sábado, novembro 05, 2005

PRESIDENCIAIS

O fascínio da candidatura de Alegre está para além de decência e carácter do candidato, para além da " dívida " de gratidão que a sua postura cívica merece, para além da UTOPIA que ele ainda e sempre procurará dar conteúdo.
Não admira pois que na sua apresentação como candidato à Presidência da República, clara e transparente a Utopia apareça sob a forma de um contrato de Pacto Social e Económico com objectivos precisos e abrangentes.

O sentido da Utopia, para mim o traço distintivo que distingue os conformistas da história e os fazedores da História marca a diferença do candidato.
A história tem de ser permanentemente interrogada e corrigida o seu rumo e são os inquiridores como Manuel Alegre que inapelàvelmente mantêm acesa a chama do POSSÌVEL bem erguida.
O RONHA

Pinto da Costa, segundo declaração da sua ex-mulher detestava os cheques.
As razões de tal aversão aos rectângulos prendem-se com, digo eu, a facilidade com que são monotorizados, seguidos, controlados e usados como documentos de prova a pedir justificações da origem dos montantes neles impressos, etc, etc, enfim uma chatice pegada.

Como meio de pagamento de compras e favores nada como o dinheirinho fresco e sonante, sem cheiros de origem e convenhamos com mais impacto.

A verdade, é que quem esconde dessa maneira a sua contabilidade e o seu rico pecúlio é porque não quer que ninguém saiba donde veio nem para onde vai. E não acredito que é falta de confiança na BANCA o causador de tão desvelada conduta.
ORA AÍ ESTÁ...

Em 2/9 já tinha calculado a postura de Cavaco Silva pós-autárquicas consoante fosse o resultado das mesmas. Bem as coisas correram bem `a Direita e cá temos o homem a engrossar a voz: " Caso seja eleito vou estar muito atento à actividade dfo Governo " .

Accontece que é essa atenção atenta por parte do candidato que me incomodaria, porque esta é uma prerrogativa da Assembleia da República. Ao Presidente cabe garantir o bom funcionamento das instituições democráticas e não ser uma força de bloqueio do Governo .
Não creio que Sócrates seja Santana e que deixe as coisas chegarem ao descalabro que o antigo P.M. permitiu e que obrigou Sampaio a demiti-lo.

O pleno uso dos direitos das Corporações, sim CORPORAÇÕES, em manifestar públicamente o seu desagrado pela perda de privilégios injustificados e pela sua integração forçada nos " sacrificios " que se pede ao País para sair da FOSSA, não será, creio, motivos para invocar a "desagregação " do Estado.
Se Cavaco, caso for eleito, ( o que começo sèriamente a pôr em dúvida a partir do momento em que começar a falar e a botar cá para fora os seus pensamentos ) se sentir na tentação de se intrometer na actividade governativa terá da parte de Sócrates um adversário de respeito.

sexta-feira, novembro 04, 2005

PARIS JÁ ESTÁ A ARDER !!!?

MARX FOI UM EXTRAORDINÁRIO OBSERVADOR DOS EFEITOS DA RELAÇÃO DINÂMICA E CONFLITUOSA QUE A SOCIEDADE CRIA A PARTIR DA POSSE DOS MEIOS DE PRODUÇÃO.

AS SUAS CONCLUSÕES TÊM SIDO DESPREZADAS PRECONCEITUOSAMENTE PELOS LÍDERES QUE SE RECLAMAM DE ANTI-COMUNISTAS, COMO SE A PROFUNDIDADE DOS SEUS ESTUDOS, PROVADOS NO DIA A DIA, TIVESSE SIDO IRREMEDIÀVELMENTE DIABOLIZADO NO TORVELINHO DA QUEDA DO IMPÉRIO SOVIÉTICO.

A HISTÓRIA, FELIZMENTE AINDA NÃO ACABOU. ELA ACABARÁ, EVENTUALMENTE, COM A EXTINÇÃO DO HOMEM. POR ENQUANTO, O DETERMINISMO DAS RELAÇÕES QUE ELE ESTABELECE COM OS OUTROS MARCA-LHE INDELÈVELMENTE O FUTURO. E POR MAIS QUE ELE SE ESTREBUCHE NA PAQUENEZ DO SEU EGOÍSMO E NA ESTUPIDEZ DA SUA CONDUTA, A REALIDADE QUE A NATUREZA DAS SUAS RELAÇÕES ESTABELECEU COM OS OUTROS IMPÕE-SE-LHE AD ETERNUM.

PARIS JÁ ESTÁ A ARDER. E MUITAS OUTRAS CAPITAIS SEGUIR-LHE-ÃO O EXEMPLO, NATURALMENTE, SE A POLITICA CONTINUAR A SER UMA MERA ACTIVIDADE CONTABILISTICA COMO OS AMERICANOS A VÊEM.

POR MENOS, COMEÇARAM REVOLUÇÕES. O TERRORISMO FOI SEMPRE UM SINTOMA E A DESAGREGAÇÃO DO ESTADO TAMBÉM.

segunda-feira, outubro 31, 2005

PAPAGAIOS

A propósito da " comemoração !!!? " dos 250 anos do terramoto de LISBOA, cujas repercussões se estenderam a toda a Europa de então e abalaram profundamente a FILOSOFIA vigente, " surgiu-me" do fundo da memória as palavras de um texto do manual da 4ª classe relativas ao abalo. " Na manhã do 1º de Novembro de 1755 a cidade de Lisboa estremeceu, abalada profundamente e começou a desabar: casas, palácios igrejas, tudo, tudo ruía. Eram nove horas, dia de Todos-os Santos; as Igrejas..."

De repente, excitado pela lembrança destas palavras, dei por mim a recordar "começos" de textos do manual relativos a matérias várias. Ainda me lembro das palavras de SALAZAR num texto sobre o Comunismo que rezava assim: " O comunismo é a subversão de tudo. Na sua fúria destruidora não distingue o erro e a verdade, o bem e o mal, a justiça e a injustiça..."

Puxando ainda mais pela memória, vêem-me as palavras de um outro texto, cujo autor calculo ser EÇA " Amarilis rogava um dia a Lereno que lhe trouxesse um ninho de implumes passarinhos, que do alto de um ulmeiro..." E por aì adiante surgiram-me os sistemas montanhosos do País, como o seguimento destas serras...Caramulo, Buçaco, Sicó, Estrela, Aires, Candeeiros... e parei por aqui.

É extraordinário o efeito que o sistema de ensino, baseado na memorização, provocou nos idos anos do Fascismo...
O que nos valeu, foi que essa capacidade que nos foi imposta ajuda-nos hoje a ter uma MEMÓRIA clara e cristalina do que foram os tempos de então... e a memória, nos tempos que correm tem a capacidade de nos " blindar " às investidas cujos cheiros já tomamos à distância... e isso é um bem.

domingo, outubro 30, 2005

ASSIM VAI PORTUGAL


JUSTIÇA - ( golpe de Estado em perspectiva?... )

O presidente do Sindicato dos magistrados do Ministério Público admite a desagregação do ESTADO, no caso das negociações com o Governo não forem encetadas com vista à satisfação das suas frustrações, no curto prazo.
Eu sei que a RESPONSABILIDADE não está muito na moda e o PATRIOTISMO idem aspas, mas que diabo, que tal um bocado de BOM-SENSO?

SAÚDE

http://africaminha.blogspot.com dá conta das démarches do Governo no sentido de contratar médicos a prazo para os hospitais e das tontices que se preparam para o sector, na opinião deste especialista. Vale a pena dar um pulo até lá.

SEXO

TAL & QUAL dá-nos conta da meneira como alguns portugueses e portuguesas, casados, e modernos estão a lidar com a sua sexualidade e com a de outros. Responsáveis e livres, claro, vão resolvendo a sua frustação e estupor no desinvestimento da sua relação a dois. Ao molho é sempre mais simples. É o que se chama de sexo globalizado. Basta cumprir as regras do grupo e já está. No dia seguinte dar-se-á mais uma pazada na fossa, alargando-a para futuros entulhos, que a vida está uma SECA, não é?

PROSTITUIÇÂO

Profissão liberal q.b., e com lucros chorudos, atrai as Finanças que pensam em regulamentá-la.Ou há moralidade ou comem todos. Se é negócio, tem de ser taxado. E pronto.

GRIPE DAS AVES

O MEDO, também ele, sempre foi um grande negócio e os pássaros estão a dar uma grande ajuda aos PASSARÕES que se vão enchendo...
A gripe é sempre, como uma doença transmissível pelo ar que é, passível de se transformar numa pandemia, dada as caracteristicas do vírus. Que eu saiba, todos os anos ela aparece, com uma ou outra cara e sempre foi controlada, com mais ou menos vítimas.
Acontece que este ano a paranóia está em risco de se instalar. PORQUÊ?