sábado, novembro 13, 2010

Será velhice!!!?

Os macacos são espertos, não devido ao facto de serem macacos mas sim por serem velhos - diz um ditado africano.

Se percebo bem o alcance do juízo,isso quer dizer que a idade poderá trazer sabedoria, coisa sobre a qual não tenho a mínima dúvida.

Educação Sexual nas escolas!!!???
No meu tempo de estudante liceal,se bem me lembro,a malta exigia essa educação. Nos tempos de hoje desconheço as reivindicações dos jovens sobre um assunto do qual eventualmente conhecem melhor a mecânica e os benefícios imediatos do que as consequências descuidadas dessa prática nos dias que correm e a envolvência emocional que o snobismo libertário tem descurado.

É claro que os jovens precisam de orientação dos adultos no que ao seu desenvolvimento pessoal concerne.Os adultos são complexos e complexos são as suas idiossincracias em TUDO o que lhes diz respeito - Política,Religião,Sexo, serão sempre CAUSAS, que fundamentais, conduzem, com frequências pouco racionais, aos fundamentalismos. E é aqui,no reino das convicções, de Fé, sobre as nossas " verdades " que as coisas se complicam ad aeternum.

Posto isto, penso que qualquer pai ou mãe só poderá concordar com esta disciplina se ela exteriorizar a sua visão do Mundo através dos monitores que a exercem. Como sabê - lo?
Na nossa sociedade ainda há temas fracturantes, nomeadamente o casamento gay, com as derivações parentais e adoptivas que o Estado português travou,o aborto,que ofende um número não dispiciendo de cidadãos, a pedofilia, exercida legalmente em outras culturas, as excisões clitorianas,as circuncisões, e práticas que por aqui são condenáveis e por aí fora...

QUEM IRÁ MONOTORIZAR essa disciplina junto dos alunos? Essa é uma pergunta sem resposta credível, à qual ninguém está em condições de responder, nomeadamente o Estado.

Eu também não e não deixaria que nenhum filho(a), neto(a), frequentasse essas aulas dadas por não sei quem.

MAS...
Se reduzirem, sem espertezas saloias, a disciplina à sua componente bio-medicinal, como medida preventiva à gravidez precoce e à protecção de doenças sexualmente transmissíveis, calculo que a adesão dos pais será imediata.

Haja bom senso!!!

terça-feira, novembro 09, 2010

AINDA NO RESCALDO...

Abatido sem apelo nem agravo pelo " aprendiz " Villas-Boas, o nosso " catedrático da bola ", que, aparentemente desconhece o significado dos resultados dos jogos do Glorioso com o Porto e com o Sporting tem muito que aprender...

Partindo do princípio que o profissional é ele e que necessàriamente tem a obrigação de conhecer no dia - a - dia a condição física e mental dos atletas com quem trabalha, nem por isso me abstenho de, como treinador de bancada, apontar, agora a frio, os êrros que ele cometeu e a má preparação psicológica dos 9 jogadores estrangeiros que começaram o jogo.

1- Desestabilizou completamente a equipa, com a troca de posição de jogadores das suas posições já rotinadas, e o seu processo de jogo.

Vejamos: desfez a competente dupla de centrais Luisão e David Luís e introduziu um "neófito", desmotivado, Sidney, para o lugar.
2- Deslocou, sem proveito e conhecimento do Coentrão de hoje,este espantoso defesa - esquerdo para as alas, quebrando - lhe a dinâmica de jogo e roubando - lhe os espaços de competência.
3 - Carlos Martins, recuado para funções de pivot defensivo perde a capacidade de desequilibrar naquilo que melhor faz - capacidade de passe e remate de média distância.
4- Javi dá- se mal com " estranhos " na sua área de acção: atrapalha -lhe as marcações...
5- Aimar perdeu um " tabelador ", Saviola, nas imediações da área e capacidade de infiltração por isso.
6 - David Luís, o mais penalizado, ocupando um lugar que detesta, não tem rins tão móveis como os donos do lugar. Atrevo - me a dizer que Peixoto, apesar das minhas reservas faria melhor esse lugar, que só tem um dono - Coentrão.

Para terminar, a despersonalização da equipa a funcionar como num treino, às apalpadelas,a tentar assimilar as novas rotinas de transições com os " novos" intérpretes, só poderia acabar em cabazada e numa humilhação gratuita dos jogadores.

Se Jesus não voltar e reconquistar o respeito e a confiança dos jogadores na sua capacidade como técnico conhecedor, a equipa remeter - se - à Burocracia.


Adenda - A minha azia traiu o meu fairplay e fica aqui o reparo. O FCP ganhou com todo o mérito, sem precisar de revolucionar a sua equipa e o seu sistema de jogo e provou que difícilmente deixará fugir o título de campeão este ano.

domingo, novembro 07, 2010

ACABOU...

FOI TARDE A EMENDA, QUE O MAL JÁ ESTAVA FEITO. Retiro a " burrice " porque não houve persistência no êrro mas a formação da equipa e a maneira descomplexada como o Benfica abordou o jogo dá que pensar...

Bem, agora, com a expulsão merecida de Luisão, é jogar pelo prestígio e manter o resultado como está, de maneira a manter o moral em índices aceitáveis, porque perder com o Porto hoje seria sempre um resultado possível; porque está a jogar bem, está motivado e tem um super Hulk, um atleta extraordinário que FAZ A DIFERENÇA.

SABOTAGE!!!

Estamos na primeira parte do jogo Porto - Benfica e estamos a ser cilindrados por 3 - 0 e a coisa não vai ficar por aí, já que o tremendo êrro de Jesus na desmontagem da rotina do duo de centrais Luisão - David Luís com a entrada de um jogador completamente fora do ritmo de competiçao - Sidney e a " arrogância " da deslocação do melhor defesa esquerdo português - Fábio Coentrão para as alas NESTE jogo, só poderia levar a este descalabro.

Os êrros ( com o Liverpool aconteceu o mesmo...) associados à toleima só podem ser classificados de burrice.
Já não é primeira vez que estou por aqui a criticar o treinador do Benfica e com fundamentos claros.
Com o Benfica do ano passado, recordando Mário Wilson, qualquer treinador seria campeão...
É que não me cabe na cabeça que só as saídas de Di Maria e Ramires expliquem e estejam na raiz do insucesso desta equipa de hoje.

Começou a segunda parte e se o treinador não tenha tido a coragem de mandar Sidney para lateral, já agora, e devolver o lugar ao David Luís, reforço o título deste post.