sábado, novembro 29, 2008

ORA CÁ ESTAMOS NÓS...

...no cerne das manobras da Fentrof.

Já era esperado esse desejo dos sindicatos e frentes, assim como espero que se fiquem por aí - um desejo - já que não quero acreditar que o Governo não tenha sabido ler os sinais que a população em geral tem transmitido na solidariedade silenciosa com a sua Ministra de Educação.

Já agora por mim suspendia o diálogo com os sindicatos ao nível da Ministra e do Secretário da Educação, reduzindo drásticamente o nível político de um problema técnico que os sindicatos arrastaram para o estrito campo partidário.Quando resolvessem regressar à mesa do diálogo para limar algumas arestas burocráticas o Governo deveria enviar -lhes os técnicos, ao nível de subsecretários, para esse efeito, demonstrando DE VEZ que a política de Educação do País é e será definida pelo Estado

domingo, novembro 23, 2008

BEIRIZ

Fernando Madrinha reportando - se a uma notícia do jornal " Público " sobre a Escola EB 2,3 de Beiriz - Póvoa de Varzim, congratula -se com a " cultura de escola ", nas palavras da sua Directora Maria Luiza Moreira que por lá se pratica. ver Expresso de 22/12.

O extraordinário, que deveria ser a norma, é aplicado sem azedume, racionalizando o que a autonomia escolar permite simplificar sem pôr em causa a " teimosia " do Governo. É que a inteligência é e será sempre bem - vinda nas escolas em que o direito dos professores a ter boas condições de trabalho não se confunde com reivindicações dirigidas e manipuladas às quais só a preguiça mental e não só permitiram chegar.

A tentativa já agendada de responsabilizar o Governo pela ruína e decadência que a conspiração corporativa irá fatalmente causar, numa cínica manobra de pôr os pais contra a Ministra revela os parâmetros políticos de toda a contestação em rebaldaria que a Fentrof lidera.

É ISSO exactamente o que me incomoda, porque me permitiu a confirmação do que a realidade há muito demonstra - o nível de independência, competência, saber e vocação dos Mestres revisitado em avaliação pelos mesmos parâmetros dos alunos no final da sua vida académica.