sábado, novembro 01, 2008

QUE TAL...


... um pulo ao " O fim de um mundo falso " de M.S.Tavares no Expresso de hoje ?

Está lá tudo o que uma observação isenta ( apesar da Ética não nos obrigar a isso ,bem pelo contrário ) faria dos diasde ontem de hoje e do futuro que aí vem.

Só não concordo quando a páginas tantas ele diz que... " as pessoas não se alimentam de teorias filosóficas nem convicções morais, e sim de coisas mais imediatas como a produdtividade " para explicar uma das razões do falhanço do socialismo, quando o que está no cerne de todas as discussões sobre a natureza humana e do seu sucessivo falhanço espiritual é EXACTAMENTE a harmonização da matéria e do espírito através da MORAL, em cada um de nós.

Nele está a funcionar e em mim também.

Daí a empatia com o que escreve e com as suas lutas.

sexta-feira, outubro 31, 2008

OUTROS SÃO OS MEUS SONS...

" ... para chegar até aos meus próprios pensamentos,
aos meus pensamentos só meus,
eu tive muitas vezes de dar voltas ignóbeis!
Mas até que cheguei aqui
a isto que eu buscava,
e que é o principiar em mim.
Desde o ponto inicial
já tudo começou para mim
e passados séculos e séculos
EU hoje vou exactamente em mim.

Poesia - ALMADA NEGREIROS
SÓCRATES E KENNEDY

É O QUE EU DIGO...

... MÁ - FÉ OU COMPREENSÃO LENTA.

Lembro - me, como se fosse hoje, do discurso de Churchill aos ingleses exortando - os a lutar até ao fim, com todas as consequências previsíveis à ameaça que o fascismo hitleriano representava então para a Grã - Bretanha e para o mundo livre.

A Segunda- Guerra Mundial acabou em 1945 com a derrota do nazismo.
Eu, contudo, ainda não tinha nascido mas lembro -me do efeito mobilizador desse discurso conforme a História me ensinou.

domingo, outubro 26, 2008

MÁ - FÉ, mais nada...

As críticas da direita, da esquerda - caviar e da pseudo esquerda proletária às medidas orçamentais para este ano estão eivadas de uma má - fé tão gritante que só os eleitores serão capazes de responder adequadamente ao que OUTROS defendem em seu nome.

Eu estarei aqui, de memória fresca a plantar os textos que andam a ser publicados agora por algumas almas que pensam que ser da OPOSIÇÃO é o que está a dar e não uma análise sincera, no mínimo um pouco de bom - senso na abordagem da actividade deste governo durante esses anos.

Classificar de manobras eleitorais ao que o governo está a fazer AGORA, quando o que a realidade obrigou -O a fazer então, com outras classificações pelos seus críticos, é no mínimo revoltante.

Diz - se que a Democracia é respeitar a opinião alheia. Disparates sofismáticos como esses é que estão na origem de tantos constrangimentos e bloqueios à sua evolução. A opinião é livre e todos os animais, na sua liberdade têm -na, na maneira como escolhem os frutos e as bagas que os alimentam.

Em democracia não é a opinião " tout court " que se deve respeitar, mas sim a FUNDAMENTADA, pelo real, pelos resultados traduzidos em acção eficaz, e pela credibilidade escrutinada de quem a produz. O resto é ruído e é assim que deve ser tratado por quem tenha a capacidade de distinguir a música da cacofonia.
" O QUE NESSA OPINIÃO OS CONFIRMA É QUE NAS TERRAS DESSE NOVO MUNDO É RARO SEREM DE BOA - FÉ AS CONVENÇÕES OBSERVADAS ENTRE PRÍNCIPES " -MORUS -A UTOPIA


Não se passou muito tempo sobre a bombástica e pouco reflectida conclusão de Fukuyama dando por fim ,(com a queda do muro de Berlim e a incipiente, então, globalização e o aparente triunfo do ultra -liberalismo) a História, que ainda hoje nos rende perplexos à rapidez das suas mudanças e a perenidade do seu discurso, a nós os afastados do Olimpo das decisões, orientações, conclusões e estrondosos fracassos dos sábios que governam o Mundo.

O sacrossanto MERCADO, apeado por um dos seus sacerdotes - Greenspan, que o liberalismo sem controlo, etapa brevemente varrida da História, entronizou revelou - se em todo o seu esplendor como um ídolo com pés de barro ao qual o Estado liberal numa dorida e sofrida cambalhota, engolindo todos os sapos de que é capaz e é capaz de muuuuuito, lançou mão de receitas do Estado - Providência para salvar o seu Mundo em nome , vejam só da harmonia social.

Falência do socialismo!!!? Qual socialismo!!!?