segunda-feira, outubro 13, 2003

JÁ AGORA PORQUE NÃO COMEÇAR COM O TIO PATINHAS?

Foi a pergunta deixada por uma ouvinte do Fórum-TSF dedicado à introdução de textos do Big Brother e Telenovelas no "curriculum" do ensino do português no 10º ano,em resposta aos argumentos contra a leitura "traumatizante" dos clássicos.

Quando cheguei a Portugal,vindo de Cabo Verde,no longínquo ano de 1968,para entrar no curso de medicina,fiquei chocado com o baixo nível do português falado e escrito dos meus colegas de curso e pelos estudantes da Secundária: o vocabulário era indigente,limitadíssimo; a formulação de qualquer ideia mais ou menos roçando a "seriedade"do abstracto,tropeçava e tombava na incapacidade da explicação porque não havia palavras do léxico do dia-a-dia que permitissem o entendimento de uma maneira clara.

Já nessa altura,creio eu, o desconhecimento do português estava na origem do fraco aproveitamento escolar por parte da maioria dos estudantes.Nenhuma matéria é passível de entendimento e assimilação sem se conhecer a linguagem que a veicula.

Hoje passados estes anos todos,ninguém ainda descobriu a origem da incapacidade dos estudantes para a matemática,filosofia,etc,e abordado uma forma nova de ver a origem da "chatice".
A verdade é que sem conhecerem o português erudito (que o outro o dia-a-dia se encarregará disso) não há reforma do ensino que nos valha.

Isso para dizer que não é facilitando,abaixando o nível das matérias,dos temas, e da linguagem que está a solução.

A aprendizagem não tem de ser traumatizante.Nenhum jovem está imune à alegria de aprender.O problema está nos adultos encarregues da sua instrução.

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