domingo, junho 25, 2006

CHECK MATE

Como era de esperar, Alkatiri não deu razão aos seus detractores e reafirmada a confiança do seu Partido, passa a jogada para Xanana, que Ramos - Horta, falhado que foi o afastamento do Chefe de Governo, demitiu-se de todos os cargos partidários; aliás, na minha opinião ele sempre correu sózinho. Agora, ou forma um novo Partido que lhe sustente a ambição ou exila-se na Austrália.
Estranho é que sendo a base de sustentação do Governo a Fretilin isso não o tenha levado a abandonar também os cargos governativos, por uma questão de coerência co as posições que tomou contra o Chefe de Governo. Aliás, quando um ministro não concorda com o chefia do Executivo só tem um caminho a tomar: demite-se. Continuando no Governo será um foco infeccioso nas decisões que ele venha a tomar. Ou será que ele pensa em ter uma política externa e de defesa diferente da do Governo?

O maior erro que os neófitos dirigentes de Timor cometeram foi terem cavado um fosso entre as Falintil e a Fretilim, entre as armas e a política. Xanana, político inepto escolheu as armas; Alkatiri, a política, a Constituição e a Democracia. Veremos para que lado vão pender os outros actores que estão nos bastidores sem perderem a face.

Sem comentários: