sábado, novembro 04, 2006

Do plágio e da blogosfera...

Confesso que hesito em falar deste assunto, pela simples razão de que já muito se disse e naturalmente repetirei o que eventualmente alguém abordou, mas o " plágio " da intervenção será naturalmente uma consequência do atraso do post. Mas a culpa não foi minha...

Francamente, para começar, desconheço os contornos da polémica à volta do suposto plágio cometido por MST no seu livro - Equador - porque não o comprei nem tampouco a obra supostamente plagiada. Por isso, sobre o assunto, até ver, ficarei por aqui embora acrescente que o PLÁGIO é pandémico.
Hoje em dia, cada frase, cada ideia, cada raciocínio, por se plasmar de e num universo exaurido de formulações novas, cai fàcilmente no dito, no formulado, no experienciado, e pouca coisa escapará a isso, nem mesmo a Arte ou a Ciência.
A manipulação ( a escrita é-o, definitivamente ) das palavras, das notas musicais, glosando temas análogos cairá fatalmente em palavras ditas e acordes já executados. Basta aos censores tempo e capacidade de pesquisa - Água mole...- e plageio sem citar o autor do pesamento.

Mas o que me trouxe aqui foi aquilo que MST condenou...

Sem comentários: