terça-feira, dezembro 26, 2006

Da visão dos outros sobre as nossas paixões...

" Os adeptos estão - se nas tintas para quem é o dono do clube. Tudo o que lhes interessa é o desempenho da equipa. E isso é assim no Japão, na Correia, na Argentina, na Colômbia, em África, por toda a parte. " - Pini Zahavi - super agente para o futebol


Pois é... É esssa convicção sobre o nível da baixeza das nossas pulsões e da nossa acrisolada paixão pela bola que faz com que o futebol esteja a ser medido pela bitola dos conceitos morais dessa gente como o Zahavi. Essa nova escravatura paga por ordenados estratosféricos está a matar o " ESPÍRITO " do desporto em geral e do futebol em particular, onde já quase não pontua o amor pela camisola que dantes marcava os clubes e a sua relação com os adeptos.

É claro que os espectáculo em si evoluíu e a competitividade também, a par da violência, do dinheiro sujo e de uma corja de tubarões e lacaios, das Federações às Direcções dos clubes. Negócio monumental associado a uma massa acrítica, planetária de cuja acefalia a Política também quer tirar o proveito.
Aos poucos porém alguém deserta e denuncia o regabofe imoral e obsceno da entrada do capitalismo selvagem no meio. É a vida - dirão alguns e pouco ou nada poderão os Estados fazer para modificar as coisas.


A Bola já não é dos adeptos? É claro que se quisessem os clubes voltariam a pertencer-lhes e aos sócios. Veremos quando...

O fedor esse está a tornar-se INSUPORTÁVEL

Sem comentários: