sexta-feira, outubro 15, 2010

UMA LÁSTIMA...

... O " assassinato " diário que os Media levam a cabo por parte dos seus jornalistas, convidados e residentes...

Em tempos, pensei em criar um blogue de citações do mau uso, ignorância e ultrage que a língua portuguesa tem sofrido nas últimas décadas, nomeadmente por parte de quem TEM A OBRIGAÇÂO de a proteger. Aconteceu o acordo ortográfico e desisti da ideia por razões óbvias contidas nos preâmbulos e definições que estão na sua essência e dada a situação de não possuir nenhum certificado de especialista na área, embora a situação geral da má prática generalizada da Língua me faça sentir como se o fosse.

O Dr.Mário Pinto,docente universitário, esse sim um especialista faz, no jornal " I ", uma abordagem exemplar do que temos estado a criticar, do caos linguístico e do abastardamento da Língua por parte dos Media, dos que escrevem nos jornais e consequentemente da pobreza redactorial dos mesmos. A situação chega a, pasmem - se,aos editorialistas se não aos Directores, multiplicando a iliteracia pelo País.

Na Grã-Bretanha fez-se, há pouco tempo, um estudo da língua inglesa no universo estudantil, da Primária à Universidade e em todo o espaço da Commonwealth. Surpreendentemente, que não para mim que tenho essa convicção há décadas,verificou - se que o refinamento e conhecimento da língua inglesa eram muito superiores entre a população que residia fora do país materno.

Se em Portugal se fizer o mesmo estudo,as conclusões não serão muito diferentes, creio eu.

P.S.
Curiosamente,o Dr. Mário Pinto não tem reparado no que acontece no seu " I ".
Ainda hoje eu li no " Primeiro Plano " o seguinte - " Um governo que esbanjou o tempo e se sujeitou a enorme pressão externa..." em vez de - Um governo que esbanjou tempo (sem o artigo )e se sujeitou a uma ( com artigo )enorme pressão externa...

A lingua é musical;as dissonâncias, para lá da gramática,também nos fazem " sentir " o erro.

Sem comentários: