sábado, maio 03, 2014

SOCIEDADES HISTÉRICAS

RACISMO?





Conta - se por aí que o racismo, tendo os negros como alvo, nasceu quando os primeiros caucasianos puseram os pés em África e viram os nativos, nus, em toda a sua glória, a correrem pelas savanas bravias.
Da inveja peniana, justificável, e da diferença civilizacional e tecnológica sucedeu - se o resto, o mito, que a modernidade democrática tem estilhaçado nos seus fundamentos  pseudo naturais e científicos.
Todavia há resistentes, como os papagaios ignorantes que atiram bananas a atletas negros, mestiços ou não - brancos, a maioria silenciosa... e ... outras coisas.

Confesso que a polémica despoletada pelas declarações ( desabafos, para mim... ) de Donald Sterling - Aborrece - me muito que apareças públicamente com negros. Podes dormir com eles. A única coisa que te peço é que não os promovas e que não os tragas aos meus jogos  - não me parece, apesar de pensado e interpretado pela maioria, ter nenhuma conotação racista de relevo. Teve, como transparência de um lamento, quase de auto - compaixão, de dor de corno de um macho, um carácter que ultrapassou eventuais opiniões de menorização rácica, ausente do teor dessas palavras.

Traduzo - Não chegava andares a foder com eles, os teus amantes, como tens de os exibir por todo os lados e para cúmulo, na minha presença

Todo o macho, mesmo eventualmente impotente e compreensivo com as necessidades sexuais de jovens namoradas, amantes ou esposas, reagiria ao(s) Outro(s) da sua humilhação pública como Sterling a sentiu.
A cor da pele e a sua eventual potência consoladora  foram pormenores que a histeria social extremou, tão só.

Por mim, e sem a empatia de ter passado pela experiência vivenciada, julgo traumática, de Sterling, tem a minha compreensão, pelo desabafo.