sábado, abril 25, 2015

ALTERNÂNCIA OU TESTE?

                                                           
                                                                     António Costa

O secretário - geral do Partido Socialista apresentou, deixou apresentar ao país , com o seu elevado patrocínio, um catálogo de opções económico - financeiras que darão ao P.S.  a base do seu programa de governo que em tempo útil os portugueses irão conhecer.

Se quisesse, levianamente, claro, resumir por alto o meu entendimento sobre o que ouvi, resumia - o de seguinte modo - Fazer diferente, usando as mesmas ferramentas, sobre uma realidade inamovível, que não permite outro tipo de  apreciação, outra visão, que não a projectada e assimilada, qualquer que seja a perspectiva do observador. COMO?

É evidente que o grupo de economistas, para reflectir e projectar outras maneiras de fazer teria de bordejar ideológicamente a realidade social e não só a económica e financeira, nas soluções outras. E fizeram - no, dentro de um quadro assumidamente liberal, como liberais serão, aparentemente, as suas visões políticas do mundo e não socialistas.

Dir - me - ão que, aliás como o actual P. Ministro, Passos Coelho, o tem feito até à náusea, que sem dinheiro não há socialismo, não há política social que nos valha e que, em concomitância, só a visão liberal saberá lidar com a economia em termos de sucesso. Tudo bem! Nada tenho a dizer contra a honestidade intelectual que os sinais que a bem elaborada exposição e explicação do COMO me trouxeram. e FICÁMOS A SABER ao que vem o P.S.

Entre o liberalismo bacoco, que a dureza contabilística e crueldades político - burrocráticas indigentes de competência governativa com que a coligação de Direita reduziu o país ao descalabro e o liberalismo - socialista, ancorado na narrativa do Pensamento Único de melancólica e redutora tacanhez humanista, caberá aos eleitores DECIDIR.

Deixando aos especialistas o recorte analítico das contas do Deve e Haver, a mim interessará saber qual a visão política que sustentará a diferença, com outros olhos, que não os já referenciados globalmente, no modo de VER.
Aparentemente, irá haver uma pequena graduação nas dioptrias. A armação ameaça manter - se...

Até poderá ser que me engane... Estaremos aqui para ver O programa eleitoral.

Sem comentários: