sábado, junho 27, 2015

HURRAH, GRÉCIA!


Alexis Tsipras

UM DIREITO, UM DEVER E UM EXERCÍCIO DEMOCRÁTICO...
... será a proposição de um referendo aos gregos sobre a aceitação ou a  recusa das condições em imposição da U.E. e do FMI nas negociações, ora interrompidas, entre o Governo grego ( é bom não esquecer a legitimidade da sua representação nacional... ) e aquelas instituições, na formatação político - financeira da condições do pagamento da sua dívida.

Passando, tangencialmente, pelas responsabilidades objectivamente atribuíveis às políticas gregas suportadas e alimentadas pela U.E. e pela FMI, enquanto lhe foram favoráveis em benefício da Banca e dos Investidores da Alemanha, Países Baixos, Dinamarca, Finlândia e oportunistas de ocasião, o que resta, em análise, perante a parede em que a Grécia se vê encostada. será uma decisão nacional.
Desconheço os contornos da pergunta que vai ser feita pela Assembleia grega para o Referendo Nacional mas não deverá andar muito longe desta -
VALE A PENA CONTINUAR A PERTENCER A ESTE ESPAÇO POLÍTICO - FINANCEIRO?

A Estupidez, quando se exercita ao nível de uma Instituição, como deveria ser a U.E., só pode ser classificada como uma categoria (i)moral, em reflexão da decadência e abandono dos princípios fundadores da União Europeia, hoje capturada por um monstruoso edifício Burrocrático que a maioria reaccionária nos Centros de decisão soube transformar, com a apatia criminosa de uma falsa representação socialista, no Pensamento Único director das vontades, ontem democráticas, hoje conformistas, dos povos da U.E.

A palavra que me salta ao pensamento no dealbar deste século é DECADÊNCIA, político - cultural e ... humanista, em todas as faces com que esses marcadores civilizacionais se possam percepcionar. Um elemento comum perpassa nos interestícios dessas estruturas, julgávamos nós adquiridas e cimentadas como heranças históricas da Humanidade - a ausência da ÉTICA e, mais grave ainda, o desprezo moral pelas incomodidades suscitadas na consciência racional adulta.

Que a Grécia se bata pela sua dignidade ( uma revelação em desuso na burocracia mental de hoje... ) e felicidade do seu povo com os meios que tem ao seu dispôr - a DEMOCRACIA - será, brevemente, um exemplo a reter e a ... SEGUIR.



Sem comentários: