segunda-feira, outubro 31, 2016

DEFININDO ( - NOS )

... À INTERPELAÇÃO E INTERPRETAÇÃO OBLÍQUAS

MACHISMO -  A assumpção plena do género masculino em todas as suas características bio - psicológicas e culturais. Não aspirar à identificação, nos mesmos pressupostos, com o feminino. Não querer ser mulher.

FEMINISMO - mutatis mutandi, e no enfrentamento com a história dos últimos 15 séculos, aspira à igualdade plena como cidadã.

No panorama geral do desenvolvimento social e económico em que a educação tem sido a chave da libertação dos povos e naturalmente do feminino, que atinge as mais elevadas quotas de sucesso educativo nos países democráticos do Ocidente, ouvir falar de machismo e de guerra dos sexos atira - nos a uma tonitruante mistificação.

Tem - se caricaturado, intencionalmente ou por má - fé, o machismo  identificando - o com o marialvismo, antes chamado corte e hoje assédio sexual, um escândalo com criminalização, uma vitória para o estúpidamente correcto.
Vejamos - " É um comportamento expresso por opiniões e atitudes de um indivíduo que recusa a igualdade de direitos e deveres (essa é nova... ) entre os géneros sexuais favorecendo e enaltecendo o sexo masculino sobre o feminino "

Cadê ele, o marialva, o porco chauvinista, com a época de caça aberta todo o ano? Aonde é que tem usado os artifícios de reconhecimento de permissão de abordagens, a não ser nos espaços de engate comum a ambos os sexos?
As condições históricas que suportaram, com a ajuda das religiões monoteístas, a subalternização do feminino no contexto das sociedades só persistem nesse enquadramento religioso. A laicidade varreu, com a ajuda do Iluminismo e com a morte dos Deuses, o fundamentalismo adónico.
Tomar as excepções VERBALIZADAS ou PROJECTADAS, sobre o silêncio volitivo, generalizado e... CIVILIZADO de Marte sobre Vénus como, mesmo que verdadeiro, um destemperamento, é uma mistificação, tanto como dizer e acreditar que o sapiens é violento e que não pode ser civilizado.

Esse machista que hoje vai sendo uma memória para o Homem ( exactamente! ) contemporâneo está em extinção e está a tornar - se num contrabando ideológico nas dicussões políticas e não só.

TENHAM JUÍZO!

P.S. - A propósito das eleições norte - americanas, voltarei a este tema

Sem comentários: