segunda-feira, junho 01, 2020

USA -UM IMPÉRIO FALHADO

AI AMÉRICA...

Diz-nos a História que só houve Impérios com a ocupação e imposição de espaços e pensamentos de liberdade restrita. Fora disso houve nações predadoras, recolectoras, durante o tempo de manutenção e apoderamento dos recursos naturais do território ocupado.

Toda a história dos Estados Unidos teve por base, desde o seu nascimento até hoje, este pensamento e essa acção predadora sobre o mundo, visto como um vasto campo de colheita em prol dos seus naturais. E tem isso como um direito natural que a sua formidável capacidade de intimidação sublinha com contundência.

A linguagem, o discurso, foi sempre a Libertação, quer quisessem ou não, dos povos, das outras maneiras de ver e sentir a sua Liberdade e o seu legítimo e natural direito de escolher as suas crenças, as suas idiossincracias, morais, religiosas, sociais e económicas.

Pensamento Único e a sua Globalização insane pelo planeta. Aos resistentes, o infortúnio, sob a forma de bombas e violentas guerras civis, estimuladas pelo saqueador.
Nenhum, mas absolutamente nenhum presidente americano pós IIGG, deixou de seguir essa cartilha, escrita pelos fazedores-de-dinheiro dos USA. É a política oficial, totalitária, consequentemente.

Com Trump, o refinamento dessa matrix tem sido bloqueado pela mais errática e inconsequente narrativa discursiva e volitiva sobre esse desiderato do " Império ".
Se de uma estratégia política se tratasse, esse isolamento agressivo e militante, face ao exterior, da actual Administração, com o reforço musculado da Presidência por sobre o Congresso e a Câmara dos Representantes, com o slogan nacionalista por fundo - Make América Great -, enfim..., mas desconfio que foi a incompetência cognitiva, cultural, social e política do actual presidente face aos actuais líderes mundiais, a marcar esse isolamento.

( continuaremos...)

Sem comentários: