sábado, junho 24, 2006

POIS É....

Já não será preciso esperar muito tempo. É claro que como protector a Austrália é mais simpática do que a Indonésia. Mais " civilizada " não se vai pôr a matar a esmo. Basta-lhe apoiar os aliados dentro do território, de seus nomes Ramos-Horta e Xanana ( a primazia não é aleatória ) e forçar o afastamento do independentista Alkatiri e o partido que o apoia - Fretilin. No mínimo deixa matar e observa o caos tão conveniente aos seus propósitos de instalação permanente.

Eventualmente, nem a guerra civil a incomodaria por aí além. Com três sapatadas resolvia o assunto, que o prémio é tentador.
Poderá ser que tudo isso venha a ser benéfico ao País, não sei, mas que se revelou útil para o conhecimento do carácter de algumas pessoas para lá do romantismo do mito criado em torno de uma luta que só as condições históricas levaram ao sucesso, é evidente.
Guardei para mim durante todo esse tempo a avaliação de Xanana como líder político. Os tempos eram de apoio, então. Agora são de análise crítica e desassombrada, aliás na linha independente e livre da blogosfera. E ela é altamente negativa na maneira COMO lidou políticamente com os antigos camaradas, demonstrando que como homem de Estado está muitos furos abaixo de Alkatiri, o homem a abater.

Sem comentários: