domingo, agosto 06, 2006

ORA AQUI ESTÁ...

...o texto mais claro e definitivo que eu li durante a guerra do Líbano.
Com os pedidos de desculpas, pela transcrição literal das conclusões da crónica de Jaime Nogueira Pinto no Expresso desta semana, conclusões essas reclamadas desde o fim da Guerra dos seis dias e que desde então se mantêm válidas, exequíveis, caso existisse uma coisa chamada comunidade internacional representada pela ONU, como bem diz o autor.

" Israel terá de reconhecer um Estado palestiniano plenamente estatal e independente se quiser ter paz; e o mundo árabe terá de perceber que Israel tem o direito de viver, porque está disposto a bater-se duro por esse direito. E terão que dividir território, traçar fronteiras, e portar-se como Estados normais e vizinhos.

Querer resolver as coisas a partir de textos utópicos, redigidos por cínicos na euforia das novas ordens, ou em sentenças moralizantes e boazinhas que comovem as almas laicas suburbanas e electrizam os espártacos de serviço, é tratar a guerra do Líbano em em termos de " silly season "

O problema, na minha opinião, tem sido os constantes elementos novos que se tem estado a acrescentar à já de si suficientemente complexa situação no Médio - Oriente, nomeadamente a inevitável posse de armamento nuclear pelo Irão. Nada os fará desistir, a não ser o extermínio, em nome de ALÁ, claro. E depois...será a escalada, caso a comunidade internacional continue a usar a Razão como cúmplice e advogada da violência justificada.

Sem comentários: