segunda-feira, dezembro 31, 2007

...Porque...


... " Eu creio na transmigração das almas
por isto de eu viver em Portugal.
Mas eu não me lembro do mal que fiz
durante o meu avatar de burguês.
Oh! se eu soubesse que o Inferno
não era como os padres mo diziam -
uma fornalha de nunca se morrer -,
mas sim um jardim da Europa
à beira - mar plantado...
Eu teria tido certamente mais juízo,
teria sido até o mártir São Sebastião!
E ainda há quem faça propaganda disto:
a Pátria onde Camões morreu de fome
e onde todos enchem a barriga de Camões
Se ao menos isto tudo se passasse
numa terra de mulheres bonitas!
Mas as mulheres portuguesas são a minha impotência!

... Mas tu nem vives nem deixas viver os mais,
Crápula do Egoísmo, cartola d'espanta pardais!
Mas hás - de pagar - Me a febre rodopio
novelo emaranhado a minha dor!
Mas hás - de pagar- Me a febre- calafrio
abismo- descida de Eu não querer descer!
Hás-de pagar-Me o Absinto e a Morfina!
Hei-de ser a Cigana da tua sina!
Hei-de ser a bruxa do teu remorso!
Hei-de desforra-dor cantar-te a buena dicha
em águas fortes de Goya
e no cavalo de Tróia
e nos poemas de Poe!
Hei-de feiticeira a galope na vassoura
largar-te os meus lagartos e a peçonha!
Hei-de vara mágica encantar-te arte de ganir!
Hei-de reconstruir em ti a escravatura negra!
Hei-de despir-te a pele a pouco e pouco
e depois na carne viva semear vidros,
semear gumes,
lumes,
e tiros...

( A. NEGREIROS - Narciso do meu ódio )

Sem comentários: