sábado, dezembro 22, 2007

CAVACO ACEITA REFERENDO EUROPEU

...titula o Expresso e eu pasmo-me com tal proclamação.
É sabida a posição do Presidente do Estado português em relação aos referendos aos Tratados - É CONTRA e suponho que essa posição, reiterada em mais do que uma intervenção pública,deriva das suas reservas legítimas em relação à capacidade dos eleitores possuírem capacidade, tempo e estudos suficientes sobre as matérias em questão que lhes permitam decidir com o mínimo de credibilidade democrática sobre as disposições contidas nos tratados internacionais. E tem razão, como a têm TODOS os cidadãos que são contra o referendo,mantendo todavia que os cidadãos, para lá da sua obrigação de se informarem, DEVAM ser esclarecidos sobre tudo o que diga respeito ao seu destino.

É , falando dos políticos que são a favor destes tipos de referendo, de uma enorme hipocrisia a assunção da Democracia por esses parâmetros populistas, quando a verdade é que a Democracia que nos orienta e ao Ocidente em geral é feita, gerida, modificada, ( às vezes de forma tremendista e abusiva das liberdades e garantias, como o fundamentalismo anti tabaco, também ele hipócrita e perigoso nos seus contornos burocráticos de ameaça de novas " cruzadas " burlescas e patéticas sobre a limitação do espaço individual dos cidadãos a coberto de preocupações sanitárias), dizia eu, pela " elite política " de que eles fazem parte integrante.

Voltando ao CAVACO, é inadmissível que ele não faça um discurso político, em sede própria, aos cidadãos do seu País a marcar a sua posição do CONTRA e a justificá - la em alto e bom som com os mesmos argumentos com que o faz entre os seus.

Por mim, só a Cobardia polítia o impede, assim como aos defensores políticos do Sim. É que a fundamentação do NÃO acabaria Sempre por ser Humilhante para os eleitores e população em geral.

Sem comentários: